Medidor de umidade de concreto

Medidor de umidade de concretoUm medidor de umidade de concreto é um instrumento de controle manual, geralmente com uma leitura digital, usado para a medição da quantidade de água presente no concreto, geralmente na construção de edifícios para testar lajes de betão. Estes medidores são geralmente de dois tipos, sendo eles medidores de superfície e sonda, que requerem um orifício de teste a ser feito no concreto. Medidores de superfície tendem a ser menos úteis como eles só podem dar leituras que refletem a umidade relativa (UR) do betão muito perto da superfície da laje, com não mais do que uma polegada (2,54 cm) de profundidade. Uma sonda medidora de umidade exige pequenas perfurações para a realização de testes, mas fornece uma leitura muito mais precisa quando se pode medir a UR no centro da laje, o que é muito mais útil.

As lajes de concreto, uma vez que secam e curam, não perdem a umidade uniformemente. Elas secam a partir da superfície para baixo, o que significa que, em determinado momento após o vazamento, a superfície terá menos umidade do que o interior, e haverá mais umidade no fundo da laje. Este processo de secagem pára quando a placa é coberta, geralmente por revestimento de uretano diretamente sobre o próprio betão. Após a laje ser coberta, a umidade se equilibra, o que significa que se espalha uniformemente. Uma laje equilibrada terá um conteúdo homogêneo de umidade, mesmo a partir de cima para baixo.

Modelo de medidor de umidade em betão usado na construção civil

Modelo de medidor de umidade em betão usado na construção civil

Medidores de superfície podem medir o teor de umidade em uma laje de concreto, sem necessidade de furos na laje. Ao lidar com grossas placas de betão, que são comuns na construção de edifícios, esta informação não é útil como um indicador dos níveis de umidade total ao longo da laje inteira. Muitos fatores podem influenciar a taxa em que ocorre a secagem da laje, o que também afeta as leituras por estes tipos de medidor, incluindo o tipo de cimento, de tamanho de agregado, e como a laje foi pressionada.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Uma sonda de medição de umidade em concreto exige a perfuração de um ou mais orifícios de teste na laje do betão. Estes buracos podem ser muito pequenos, não são destrutivos, e podem ser preenchidos quando não for mais necessário. A sonda é colocada no orifício de ensaio, às vezes em uma manga perfurada e dá uma leitura a partir do interior da laje. A UR de uma laje, a uma profundidade de aproximadamente 40% a 50% do total, irá dar uma leitura que reflete a quantidade de umidade que irá estar presente numa laje equilibrada. Essa leitura é muito mais útil para determinar se a laje está seca o suficiente para o revestimento.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password