Como melhorar o currículo para Engenharia MecânicaO campo da Engenharia Mecânica é considerado um dos mais amplos e promissores dentro da engenharia, especialmente devido ao simples fato de que os dispositivos mecânicos e sistemas têm enorme importante para diversas indústrias e produtos. O mercado brasileiro atual está cheio de vagas para engenheiros mecânicos.

Em resumo, um engenheiro mecânico pode trabalhar com qualquer coisa com partes móveis, seja um equipamento ou dispositivos alimentado por energia elétrica, gás ou vapor. Além disso, como em outras especialidades da engenharia, profissionais de mecânica também podem encontrar oportunidades nas áreas de pesquisa, design, desenvolvimento de produto e testes. Ter as ferramentas para melhorar o currículo de engenheiro mecânico pode abrir portas para várias oportunidades avançadas, como gerenciamento de projetos.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Antes de qualquer coisa, avalie a organização estrutural do seu CV. Cada componente do currículo deve destacar-se por conta própria, mas ainda ser coerente como parte de todo o documento. Em outras palavras, o título de cada seção deve ser destacado em negrito, de modo que a informação pertinente possa ser encontrada de forma rápida e fácil.

Lembre-se sempre que os recrutadores e pessoal de recursos humanos, além de outras pessoas envolvidas no processo de entrevistas e contratação, estão frequentemente sobrecarregados com respostas a anúncios de emprego e normalmente fazem uma varredura inicial, retirando apenas os que podem ser lidos em mais detalhes posteriormente. Então, a menos que seu currículo pareça profissional e bem organizado, vai ser descartado logo de cara.

Parece óbvio repetir, mas certifique-se de que suas informações de contato estão completas e atualizadas. Talvez seu endereço continue o mesmo, mas endereços de e-mail e números de telefone celular tendem a mudar com mais frequência. Sem as informações de contato corretas, é bem possível que você perca entrevistas e oportunidades de trabalho.

Outra dica para melhorar seu currículo é destacar claramente seu objetivo. Que tipo de trabalho você procura? Está procurando uma posição com foco em fabricação de protótipos ou em pesquisa e desenvolvimento? A resposta a estas perguntas pode variar (e até mesmo mudar com o tempo) de acordo com sua formação, bem como a posição à qual você está se candidatando. Em qualquer dos casos, não abra mão da clareza.

Profissionais de Engenharia Mecânica estão em alta demanda hoje em diversas áreas da indústria

Profissionais de Engenharia Mecânica estão em alta demanda hoje em diversas áreas da indústria

Reveja suas qualificações e habilidades. Se você está no mercado ou fez parte dele mesmo que temporariamente, então provavelmente precisa atualizar uma parte do seu currículo para explicar suas atividades. Por exemplo, se você passou um tempo trabalhando com desenvolvimento de produtos, então essa informação é indispensável no CV.

Também liste outras informações relevantes sobre sua formação, como experiência com protótipos, análise de tensão dinâmica, etc. Além disso, é importante destacar experiência com plataformas específicas de CAD, como o AutoCAD ®, CADRE ou SolidWork.

Por fim, mostre suas realizações. Não deixe de listar seus empregos em ordem cronológica, com um breve resumo de suas funções, mas fale sobre as contribuições específicas que você fez durante o tempo em que trabalhou. Por exemplo, em vez de simplesmente escrever "trabalhou em projetos de moldagem por injeção", tente especificar a atividade com palavras como conceituou, desenvolveu, refinou, demonstrou, colaborou e assim por diante. Quanto mais detalhada a descrição (mesmo que resumida), melhor.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial