Diferença entre calibração e validaçãoCalibração e validação são dois processos aplicados à fabricação para assegurar a qualidade de produtos ou aparelhos.

Na calibração, as medidas são comparadas com uma medida de referência em conformidade com os requisitos. Já no caso da validação, o desempenho, qualidade e outros parâmetros operacionais de um sistema são testados para verificar se cumprem com as normas.

O que é calibração?

A calibração pode ser considerada como uma comparação entre duas entidades, para assegurar que uma seja igual à outra, dentro dos limites de tolerância aceitáveis. A entidade usada como referência na comparação é conhecida como padrão.

A calibração é muitas vezes necessária em instrumentos, para garantir que eles produzam resultados exatos.

Considere uma balança de mola. A precisão das medições feitas por esse tipo de escala está diretamente relacionada com a rigidez da mola usada. O indicador de face é marcado com graduações, para dar os pesos correspondentes. Assim, um conjunto conhecido de pesos é utilizado para atingir o comprimento da extensão apropriada da mola. Este processo pode ser considerado como calibração. Além disso, a utilização faz com que a rigidez da mola varie e os valores indicados não sejam precisos. Portanto, a escala tem de ser comparada com um conjunto conhecido de pesos e corrigida para os pesos adequados. Esta também é uma calibração (ou melhor, recalibração).

O processo de calibração é feito em novos instrumentos, após reparação e substituição de componentes ou depois de um intervalo de tempo especificado ou horas de utilização, antes de uma medida crítica, depois de uma cirurgia de alto risco com o instrumento, após uma mudança súbita no ambiente ou quando as medições são questionáveis.

Processos de validação e calibração fazem parte dos planos de manutenção

Processos de validação e calibração fazem parte dos planos de manutenção

O que é validação?

A validação é um processo para garantir que o sistema de um serviço ou um produto cumpre os seus requisitos e especificações. Muitas vezes, é uma verificação feita por uma terceira parte, para assegurar que o comprador forneceu um item que satisfaz as especificações, requisitos e padrões aceitos e documentados.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O processo de validação pode ser classificado dessa forma:

  • Validação prospectiva: validação realizada antes da distribuição de um novo produto ou um produto feito através de um processo de fabricação modificado, em que as mudanças podem causar variações nas características do produto.
  • Validação retrospectiva: com base em dados acumulados de testes de produção e de controle, a validação pode ser efetuada para um produto já na distribuição.
  • Locacional ou revalidação: depois de um certo período de tempo, repetir a validação de um método que já tinha sido validado.
  • Validação concorrente: as atividades de controle do método de validação são realizadas durante os testes em andamento, para aprovar o método de controle e garantir resultados válidos.


Qual é a diferença básica entre calibração e validação?

  • A calibração é um processo adotado para assegurar que a medição de um instrumento é precisa em relação a um padrão (referência).
  • Em um sentido mais amplo, durante um processo de validação, a qualidade, em termos de desempenho, operação e de conformidade com as especificações e exigências, é testada e documentada.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação