Processo de restauração ambientalRestauração ambiental, também conhecida como a restauração ecológica e/ou remediação ambiental, refere-se ao processo de mitigar os danos ambientais por vários meios possíveis.

Em alguns casos, pode envolver o retorno de um pedaço de terra ou região para o seu estado original ou algo perto disso. Em outros, significa fazer algumas mudanças para diminuir danos anteriores e evitar mais problemas no futuro.

Um dos tipos mais comuns entre os projetos de recuperação ambiental é a remoção e limpeza de materiais perigosos, que muitas vezes eram simplesmente despejados pela indústria em algum lugar ou enterrados no solo, onde poderiam contaminar o solo e as águas subterrâneas.

Há muitos objetivos diferentes por trás de restauração ambiental. O mais básico é evitar novos danos a uma determinada área. De forma ideal, restaurar o meio ambiente, tanto quanto possível, também irá proporcionar um habitat viável e valioso para plantas e animais selvagens que podem ter deixado a área devido à destruição anterior.

Em certas situações, a recuperação ambiental pode também melhorar o valor cênico e promover o ecoturismo, o que pode ser excelente para a economia de uma região, além de aumentar os valores de impostos, bem como valores imobiliários, o que beneficia a todos na área, e não apenas o meio ambiente, plantas e animais.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Ações simples de restauração ambiental incluem, por exemplo, dias de limpeza da comunidade, onde equipes de pessoas podem trabalhar para pegar o lixo encontrado numa praia ou na beira de um rio.

A maioria dos projetos de restauração é mais complexa, no entanto. Envolve a limpeza de lixo despejado por fábricas, o plantio de vegetação e árvores para evitar a erosão ou limpeza de plantas invasoras em uma área. Há algumas plantas invasoras que, quando começam a crescer fora de seu habitat natural, podem sufocar todas as plantas nativas em um curto período de tempo. Isto afeta significativamente a composição da biodiversidade e espécies de um local, que pode ter diversos efeitos de longo prazo.

Restauração ambiental ajuda a garantir um futuro melhor para as próximas gerações

Restauração ambiental ajuda a garantir um futuro melhor para as próximas gerações

A remoção de materiais perigosos é outro aspecto comum quando se fala de restauração ambiental. No passado, materiais potencialmente perigosos eram, muitas vezes, apenas despejados na mata ou enterrados, sem qualquer consideração por seu impacto potencial.

Para fins de restauração ambiental, os trabalhadores vão cavar esses elementos e então eliminar de forma segura com relação à lei e à prevenção de mais danos ao meio ambiente.

A remoção de materiais perigosos, como o amianto ou tinta de chumbo, nas casas e no ambiente urbano e, em seguida, a eliminação adequada dos mesmos, pode também ser considerada um tipo de reparação ambiental.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente