Serpentina de condensação em ar condicionadosA serpentina de condensação está entre os vários tipos de trocadores de calor. A função principal de um permutador de calor é transferir eficientemente o calor entre dois meios.

Bobinas do condensador são encontradas em aquecedores, ar condicionados e radiadores de automóveis. Apesar de existirem pequenas diferenças entre esses dispositivos, o objetivo primário é o mesmo.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O termo “bobina de condensação” pode ser usado para descrever todo o sistema de refrigeração ou referir-se especificamente às bobinas de ar. Bobinas de ar são um subconjunto dos trocadores de calor e encontram-se em unidades de ar condicionado de carros e edificações.

A bobina do condensador em si tem uma forma de serpentina, com um complexo conjunto de tubulação interna usado para gerenciar o processo de transferência de calor ou ar refrigerado.

Em um sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) do sistema, a água, vapor ou um químico refrigerante é usado. O líquido é arrefecido pelo refrigerador; em seguida, circula através do sistema. A bobina de condensação é onde ocorre a mudança de líquido para gás. Este gás comprimido arrefecido é, então, empurrado através do sistema de ventilação.

No ciclo de compressão de vapor e refrigeração, a serpentina de condensação é o evaporador. Este processo é repetido continuamente para proporcionar o ar refrigerado. É importante notar que a maioria das unidades de condensadores se autoregula. No entanto, ao longo do tempo, o aparelho pode quebrar, causando uma redução da eficiência que pode exigir a substituição completa.

Há uma enorme variedade de bobinas de condensador disponíveis, dependendo das especificações do sistema e do volume geral de produção.

Sistema de bobina do ar condicionado precisa estar em boas condições

Sistema de bobina do ar condicionado precisa estar em boas condições

O primeiro sinal de que pode haver um problema com a serpentina de condensação ocorre quando a temperatura do ar de refrigeração fica mais quente do que a regulação do termostato.

Verifique a quantidade de refrigerante disponível no sistema para se certificar de que há bastante líquido refrigerante. Se o nível do líquido refrigerante estiver bom, mas o ar não fica fresco o suficiente, então pense em substituir a bateria do condensador. Atente, no entanto, para o descarte correto da antiga peça.

Na hora da manutenção, é muito importante substituir a bobina do condensador com a unidade correspondente, com o objetivo de evitar qualquer dano ao aparelho de ar condicionado. Tenha em mente que o melhor é contratar um profissional capacitado para substituir a bobina na sua unidade. Isto é muitas vezes necessário para manter a garantia e evitar qualquer dano ao aparelho, o que pode custar bem caro.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção