Aplicação do design em logísticaProjeto para logística (em inglês, design for logistics ou DFL) é uma abordagem que visa organizar o desenho ou estrutura de tarefas para que o movimento das tarefas associadas seja lógico e fluido, mostrando o maior grau de eficiência possível.

Quando bem sucedido, o resultado final de um projeto desse tipo é um processo normalizado, que elimina os resíduos, o que, por sua vez, permite que o fabricante para faça um uso mais eficiente de materiais brutos.

Junto com o processo de produção, o design de logística também aborda os métodos utilizados para criar e utilizar embalagens, gerenciar o transporte de produtos acabados para melhor efeito e permite um fluxo contínuo e lógico em todas as etapas: desde o recebimento de matérias-primas até a bem sucedida entrega dos produtos acabados para os compradores.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Os fundamentos desse conceito podem ser empregados em diferentes cenários. No que se refere ao fornecimento e supply chain, o processo, muitas vezes, se concentra em pedidos eficientes e recepção dos materiais utilizados no processo de produção.

DFL é particularmente importante quando o objetivo é operar com um inventário enxuto e mentalidade de produção, em que a logística vai estabelecer critérios que exigem o pedido de matérias-primas quando o estoque disponível atinge um determinado nível, certificando-se de que os pedidos serão entregues a tempo para uso na fabricação de bens para atender aos pedidos em um período de tempo considerado satisfatório para os clientes.

Como resultado, o fabricante economiza em impostos e outras despesas associadas com a manutenção de grandes estoques de matérias-primas, bem como produtos acabados, uma vez que ambos os recursos são movimentados através do sistema e, finalmente, para seu destino, em uma sequência lógica e eficiente.

A ideia geral de um projeto de design em logística pode ser aplicado a outras funções essenciais em uma empresa, como a estruturação de uma alternativa viável de atendimento ao cliente e estratégia de apoio. Aqui, a corporação estabelece o quê os proprietários e gerentes consideram níveis aceitáveis de serviços ao cliente ou normas. Em seguida, projeta passos específicos que são tomados para que se torne o padrão para todos os clientes.

Logística de uma empresa pode se beneficiar muito da organização estratégica

Logística de uma empresa pode se beneficiar muito da organização estratégica

O processo geralmente inclui o fornecimento de vários meios de interação com os clientes, estabelecendo metas para responder a consultas de clientes e processos de escalonamento específicos para lidar com as preocupações e reclamações de quem recebe o produto.

Em qualquer situação, design de logística tem como meta proporcionar um alto grau de ordem em qualquer tarefa. Ao avaliar os objetivos de um processo, então, a criação de uma série de passos lógicos que tornam possível realizar esses objetivos com um mínimo de esforço de utilização de recursos, faz com que a empresa seja capaz de maximizar o uso de todos os ativos. Como resultado, pode operar com menores gastos e reter uma parcela maior de sua receita como lucro líquido.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística