Tipos de poluição perigososA poluição e os agentes poluentes são uma ameaça à vida humana, bem como à vida de animais e plantas em todo o globo. A poluição tornou-se uma parte da nossa vida diária. Todas as atividades que realizamos em nossa vida cotidiana, seja consciente ou inconscientemente, tendem a ter um efeito sobre a causa dela. Assim, uma definição digna para a poluição seria como "a contaminação do meio ambiente da Terra com materiais que interferem com a saúde humana, com a qualidade de vida, ou com o funcionamento natural de ecossistemas". Há também outra definição para o termo poluição, e esta definição, embora não totalmente científica, é também aquela que mais pessoas podem compreender facilmente. De acordo com esta definição, "a poluição é causada por uma substância errada, em quantidade errada, na hora errada e no lugar errado".

Caracteristicamente, a poluição pode ser dividida em dois grupos: natural e provocada pelo homem. Muitas pessoas não sabem que existe a poluição que é causada devido a agentes naturais. Este tipo não oferece uma grande ameaça à vida, pois seus efeitos são atendidos dentro da própria natureza. O outro tipo de poluição, que é causada pelo homem, é muito pior para a vida e o meio ambiente como um todo. Há duas razões principais para a poluição ser tão alta quanto é: o motivo primeiro é o crescimento inabalável da população humana, a tal ponto que é comparável a um crescimento de vírus. A segunda razão para a poluição ser tão alto são os avanços tecnológicos e a industrialização.

Poluição proveniente de gases poluentes

Poluição proveniente de gases poluentes

Poluições sintéticas são mais diversificadas em seis grupos. Este tipo de poluição abrange a poluição da água, do ar, poluição sonora, do solo, térmica e radioativa. Cada tipo é causado devido a níveis excessivos de toxinas nos diferentes meios, levando a problemas para a vida como um todo.

Outra terminologia que é comumente usada para a poluição da terra é a poluição do solo. Isto ocorre de maneiras diferentes. As principais razões envolvem resíduos sólidos despejados sem cuidados, o embarcamento de materiais não-biodegradáveis, a toxicidade das substâncias químicas em substâncias mais tóxicas, e, portanto, por causa de todas essas razões, o solo de composição química muda drasticamente. Os efeitos da poluição do solo são perigosos e duram por vários séculos.

A poluição que despejamos na natureza afeta nosso próprio solo, nossa alimentação, a água que bebemos e o ambiente em que vivemos. Uma vez que, mesmo as necessidades primordiais, como alimentos e água, são negativamente afetadas pela deterioração da qualidade do solo, isto acaba sendo fatal para a vida humana, de plantas e animais. Se as medidas adequadas não forem tomadas para acabar com este tipo de poluição, provavelmente a vida na Terra estará comprometida.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente