O que é poluiçãoA poluição causa danos a todos os ambientes terrestres como solo, água e ar. Isso resulta em contaminação do meio ambiente com materiais que interferem na saúde humana, na qualidade de vida, e no funcionamento natural dos ecossistemas (organismos vivos e seu ambiente físico).

A poluição é, geralmente, causada por ações humanas, mas também pode ser a consequência de desastres naturais. Ela também pode ocorrer a partir da interrupção ou de danos aos sistemas de coleta de esgoto e tratamento de infra-estrutura devido a graves eventos naturais, como furacões ou inundações. A maioria dos tipos de poluição afeta a área imediatamente ao redor da fonte, e reduz à medida que se afasta da fonte.

Os agentes poluentes são, muitas vezes, causados pelo lixo que as pessoas jogam no chão ou em locais como oceanos, lagos ou rios.

A poluição existe em muitas formas e afeta muitos aspectos diferentes do meio ambiente da Terra. Alguns tipos principais de poluição são:

- Água: a poluição deste ambiente natural é um grave problema mundial e o maior problema é do esgoto contaminador dos cursos de água.

- Ar: a poluição do ar é decorrente de muitas fontes, especialmente em áreas urbanas. Os transportes provocam uma série de emissões de poluentes de carbono, além de inúmeras substâncias nocivas. Mas você sabia que o ar poluição também pode existir dentro de casas e outros edifícios? O baixo nível de ventilação faz com que cerca de metade do ar contido no interior de um recinto apresente problemas. Pode-se deixar claro que a poluição do ar contribui para o efeito estufa.

- Poluição fotoquímica: é comumente referida como "fumaça". A poluição do ar urbano é geralmente causada por um agente fotoquímico.

- A poluição radioativa resulta da segurança nuclear inadequada.

Poluição na água

Poluição na água

Poluição na água

- O ruído é uma forma de poluição também, mas é diferente dos outros, pois é transitório, uma vez que a poluição cessa, o ambiente se livre dela.

O controle da poluição envolve maiores custos de produção para as indústrias em causa, mas a falha em implementar controles adequados pode resultar em danos ambientais irreversíveis e um aumento na incidência de doenças como o câncer.

A redução dos índices de poluição pode ser conseguida através da diminuição ou eliminação de resíduos na fonte, modificando os processos de produção, promovendo o uso de substâncias não tóxicas ou menos tóxicas, implementando técnicas de conservação e reutilização de materiais, em vez de colocá-los no fluxo de resíduos. Mas mesmo com estas novas leis, a poluição do ar ainda se elevando globalmente. Isso é uma triste realidade em países em desenvolvimento.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente