Casal é condenado por roubar segredos comerciais da GMUma ex-engenheira da General Motors com acesso à tecnologia híbrida da montadora foi condenada na última sexta-feira, juntamente com seu marido, por roubar segredos corporativos para possível uso na China.

Shanshan Du foi transferida dentro da própria empresa em 2003, para trabalhar de perto com essa tecnologia. No período em que esteve no setor, copiou documentos, até aceitar uma oferta de demissão e deixar a empresa em 2005.

Du, 54 anos, e seu parceiro Yu Qin, 51, foram considerados culpados por um júri federal em Detroit (EUA) depois de um julgamento que durou semanas. Qin também foi condenado por fraude e tentativa de obstruir a justiça por destruição de documentos.

A engenheira pode pegar até 10 anos de prisão, enquanto seu marido pode receber até 30. Nenhuma data de sentença foi definida.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A promotoria disse ao júri que os segredos comerciais da GM foram encontrados em pelo menos 7 computadores de propriedade do casal, que morava no condado norteamericano de Oakland. O governo não acredita que a informação tenha chegado à China, embora Qin tenha criado a sua própria empresa, a Millennium Technology International, e alegado ter feito contato com os concorrentes da GM no exterior.

Os advogados de defesa reconheceram que a informação da GM estava em posse do casal, mas minimizaram a importância comercial.

Não é a primeira acusação de roubo de segredos comerciais na indústria automobilística de Detroit. Em 2011, um engenheiro que roubou informações de Ford foi condenado a quase 6 anos de prisão.

Xiang Dong Yu, também conhecido como Mike Yu, admitiu ter copiado milhares de documentos com detalhes sobre os sistemas de motor, transmissão e fornecimento de energia elétrica antes de deixar a Ford para trabalhar para um concorrente chinês em 2008.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas