O que são exportações invisíveisExportações invisíveis representam os elementos intangíveis que saem de um país, o que pode ou não receber apuramento em cálculos de exportação. Exemplos incluem balanço de pagamentos, pagamentos no exterior, licenciamento e repatriação de lucros, entre outros.

Economistas geralmente rastreiam exportações invisíveis, já que esses itens têm um efeito sobre a economia do país, embora possam ser menores do que as exportações tradicionais.

Em muitos casos, envolvem serviços em vez de bens, vindos de diferentes setores que estão fora da indústria de transformação.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Muitos países podem exportar algum tipo de serviço em suas economias – um bom exemplo é a terceirização de serviços de um país para outro.

Por exemplo, uma empresa com pouca tradição em manufatura pode exportar serviços como call centers ou suporte técnico, o que recai nas exportações intangíveis que os economistas observam quando analisam os tipos de bens e serviços que uma nação pode oferecer a outras economias.

Os serviços desse gênero não estão enquadrados sob as regras convencionais de importação e exportação, o que pode torná-los difíceis de calcular. Em alguns casos, estes tipos de serviços não têm uma representação exata em cálculos de exportação com fins econômicos.

Outro grupo de exportações invisíveis que pode não ter representação em cálculos tradicionais de exportação é a repatriação de lucros. Quando uma empresa estrangeira tem uma filial ou subsidiária em outro país, os lucros obtidos com esta divisão muitas vezes voltam ao país de origem. O resultado é a renda que deixa uma economia não fornece qualquer impacto positivo na economia externa. Repatriamento basicamente tira o dinheiro ganho em uma economia e coloca-o em outro.

Turismo é exemplo de exportação intangível que colabora com a economia de um país

Turismo é exemplo de exportação intangível que colabora com a economia de um país

Em muitos casos, pode ser mais fácil para os economistas definir a quantidade de fundos não repatriados que acabará por retornar ao país de origem das empresas estrangeiras.

Exportações invisíveis podem indicar que um país é, na verdade, muito mais forte que o outro devido a esses serviços intangíveis. Por exemplo, o turismo se enquadra na categoria de exportação invisível. Quando o turismo está em um ponto alto, mais capital estrangeiro chega à economia devido a mais compradores que entram no mercado de comércio e serviços de um país. Embora muitos países não percebam os efeitos do turismo, essa atividade tem um forte potencial de efeito sobre a economia de uma nação.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Comércio Internacional
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Comércio Internacional