Usos do isopentanoO isopentano é um composto orgânico que oferece diversas utilizações, que vão desde cosméticos até energia geotérmica. O solvente é extremamente inflamável.

Sua tendência para evaporar o torna útil para a dissolução de compostos, uma vez que é facilmente removido por evaporação. Este produto químico tem cheiro de gasolina e não se dissolve na água, mas flutua em cima dela. É considerado prejudicial para o meio ambiente.

Também conhecido como metilbutano, o composto tem a fórmula de C5H12. É conhecido como um hidrocarboneto, uma vez que contém apenas carbono e hidrogênio. A estrutura é CH3CHCH2CH3, com um grupo metilo - CH3 - ligado ao carbono segundo. Pentano tem a mesma fórmula, mas tem uma estrutura de CH3CH2CH2CH2CH3, sem ramificação. Estes dois compostos são conhecidos como isômeros estruturais.

Esta ramificação baixa o ponto de ebulição de isopentano em comparação com pentano. Seu ponto de ebulição é de apenas 27,9°C. O ponto de inflamação é relativamente elevado, a -51°C.

Esta combinação de características é responsável pela extrema inflamabilidade do isopentano. Se houver um incêndio, não se deve pulverizar água sobre ele. Isso pode resultar no composto que flutua à superfície da água e possivelmente incendiar novamente.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Misturado a outros compostos, no entanto, podem ser bastante estável. Ele é frequentemente usado diversos cosméticos, incluindo gel de barbear, sabonete líquido e alguns tipos de pasta de dente. A fabricação de isolamento térmico é outra utilização para este composto.

Em laboratório, o isopentano é utilizado para fazer um banho no líquido de azoto, sendo bastante comum para a preparação de tecidos para o armazenamento -70 ° C por imersão em nitrogênio líquido. Este processo de congelamento rápido preserva tais amostras biológicas.

Isopentano em nitrogênio líquido

Isopentano em nitrogênio líquido

Um recipiente de isopentano pode ser colocado em um recipiente maior de líquido. Quando o solvente torna-se turvo, está perto de zero. Em seguida, é removido do nitrogênio líquido e utilizado para congelar a amostra. É importante que o solvente evapore antes de a amostra ser armazenada num congelador.

Outra utilização de isopentano é um tipo de unidade geotérmica conhecida como usina de energia de ciclo binário. Centrais geotérmicas buscam energia térmica no fundo da terra e convertem-na em eletricidade. Esse tipo de usina geotérmica pode usar reservatórios mais frios do que os outros tipos. Isto porque a água quente da energia geotérmica aquece líquido isopentano e o transforma em gás. Este, então, faz uma turbina e um gerador gerarem energia elétrica na usina.

A densidade de isopentano é 0,616 g/ml. Seu peso molecular é 72,15 g/mol. É importante lembrar que o composto é classificado como irritante para pulmão, pele e olhos.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais