Chile solicita licitações para exploração solar na América do SulO Chile vai solicitar propostas no próximo ano para construir a maior fazenda solar da América do Sul, pois o governo pretende dar o pontapé inicial de investimentos em energia renovável no deserto do Atacama.

O governo vai oferecer uma doação de US $ 20 milhões e um empréstimo de US $ 400 milhões para construir a fazenda solar no norte do Chile, que terá mais de 50 megawatts de capacidade, disse o ministro da Energia, Jorge Bunster, em um evento em Santiago hoje, 10 de dezembro. A União Europeia vai fornecer uma doação de US $ 18 milhões.

A vontade do governo de apoiar a produção de energia solar pode servir de exemplo para os bancos, que foram relutantes em oferecer empréstimos no passado para projetos semelhantes, disse Maria Gabriela da Rocha Oliveira, analista baseada em São Paulo pela Bloomberg New Energy Finance.

Exemplo de fazendo solar

Exemplo de fazendo solar

"Este movimento pode ser para fazer a bola rolar", esclareceu Maria Gabriela em uma entrevista por telefone. "Os bancos privados e bancos de desenvolvimento estão dizendo que eles estão dispostos a financiar projetos sem contratos de longo prazo para vender eletricidade".

A fazenda solar será a maior da América do Sul quando concluída, salientou Bunster. As propostas serão devidamente firmadas no primeiro semestre de 2013.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
A T-Solar Global SA, fornecedora de painéis solares sediada em Madri, opera dois parques solares no Peru, com 22 megawatts de capacidade cada, atualmente o maior do continente, de acordo com a New Energy Finance. O Chile tem três parques solares em operação com capacidade combinada de nove megawatts.

Empresas como a Acciona Espanha SA (ANA) e a de energia elétrica, AES Gener SA (AESGENER), entraram com pedido de licenças, este ano, para desenvolver projetos de energia solar no valor de mais de US $ 9 bilhões, de acordo com o órgão regulador ambiental do Chile.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia