Equipamentos elétricos e eletrônicos - Importância da reciclagemResíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos são um grande problema na maioria dos países, gerando preocupações quanto ao seu descarte adequado. Equipamentos elétricos e eletrônicos, além de aparelhos que necessitam de energia elétrica, como chaleiras, aspiradores, máquinas de lavar roupa, telefones celulares, aparelhos de TV, computadores, laptops, videogames e outros, vão desgastando com o tempo de uso e em algum momento devem ser trocados. Mas suas peças podem ou não ser aproveitadas.

Estes aparelhos contêm substâncias perigosas como o chumbo, mercúrio, cádmio e diferentes metais importantes que são conhecidos por causar problemas de poluição, afetando a saúde das pessoas. Mas há alguns anos, cientistas criaram meios de reciclagem que são muito aproveitados pela população em geral. Há muitas vantagens nos métodos de reciclagem de componentes elétricos e eletrônicos. A desmontagem de aparelhos, máquinas e equipamentos permite que os vários componentes sejam reutilizados, o que controla a acumulação de resíduos. Além disso, os metais adquiridos durante a reciclagem são destinados a diferentes indústrias.

Fabricantes e clientes são responsáveis pela reciclagem de equipamentos elétricos e eletrônicos. Há esforços para chamar a atenção sobre as vantagens da reciclagem de equipamentos eletro-eletrônicos por organizações completamente diferentes. Vários varejistas em todo o mundo promovem campanhas de trocas de produtos, em que os clientes vão trocar seus aparelhos mais antigos, além de baterias e outros componentes, por produtos mais novos, sem que o descarte seja feito de forma inadequada, prejudicando o meio ambiente.

Peças eletrônicas a serem descartadas

Peças eletrônicas a serem descartadas

O processo de reciclagem de equipamentos elétricos e eletrônicos envolve desmontar o equipamento inicialmente. Isto sugere a separação dos vários componentes, como placas de metal, fios, fichas, plástico e outros. Nos países desenvolvidos, medidas de segurança adequadas asseguram que este método não crie qualquer perigo para a equipe. No entanto, nos países em desenvolvimento, essa etapa envolve risco legal para o pessoal.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Existe adicionalmente um sistema automático que pode ser usado para separar os vários componentes de equipamentos elétricos e eletrônicos, que, posteriormente, são processados para reciclagem. O fio obtido é vendido para ser reutilizado em baterias de automóveis ou refinarias para purificação. Da mesma forma, metais diferentes, como cádmio, cobre e ouro, também são comercializados para fundições e qualquer outro processamento.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica