Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Sugestão e comentários das Etapas para Implantação do TPM

Mais notícias relacionadas a manutenção:

Conceito de manutenção pós-quebra
Política de manutenção de quebra às vezes é instituída quando uma instalação industrial ou empresa ...


Saiba mais sobre maquinabilidade
Várias técnicas diferentes podem ser utilizadas para melhorar a usinabilidade, seja alterando o material ou ...


Entendendo o funcionamento do MASP
Segundo Werkema (1995), o chamado ciclo PDCA de melhorias consiste em uma sequência de procedimentos ...


Após algumas semanas de atraso e superados uma série de problemas técnicos, continuamos nesta postagem o tema TPM, com a última parte do assunto, Sugestão e comentários das Etapas para Implantação do TPM.

Para início de postagem apresento a sugestão de implantação adaptada de Nakajima (Introdução ao TPM - 1989) e Palmeira (Flexibilização organizacional: aplicação de um modelo de produtividade total - 2002).

Basicamente a Implantação proposta contém apenas 4 fases, mas 12 etapas distintas que necessitam de bastante trabalho e atenção da equipe responsável pelo TPM.
Apesar da tabela ser bem clara e explicativa, vamos detalhar um pouco mais cada uma das 12 etapas.

Etapa 1:
- Declaração oficial da decisão da Diretoria pela implementação do TPM.
O sucesso do TPM depende do comprometimento de todas as equipes envolvidas no processo e em todos os níveis hierárquicos da empresa, mas talvez a oficialização por parte da Diretoria e dos Gestores quanto a sua afirmação e suporte, seja o passo decisivo para que todos os colaboradores se envolvam e se dediquem.
Por isso, a importância de utilizar o maior número de meios de comunicação disponíveis na empresa. Desde uma carta ou e-mail de comprometimento dos Diretores e Gestores, até mesmo propaganda em sites e canal de tv internos.

Etapa 2:
- Educação, treinamento e divulgação do início da implementação.
A compreensão dos colaboradores quanto ao assunto TPM, o conhecimento da abrangência desta “ferramenta de gestão”, dos passos e de seus pilares, facilitará a comunicação e linguagem dentro da empresa. Neste passo, é importante que todos os setores obtenham o esclarecimento e a conscientização sobre o TPM.

Etapa 3:
- Estruturação das equipes de multiplicação e implementação.
A identificação das lideranças e a criação de comitês que realizarão o acompanhamento da evolução das etapas do TPM é importante para a continuidade e solidez do trabalho, pois desta forma, será possível uma uniformização da técnica e a redução de desvios quanto as metas que serão estabelecidas.

Etapa 4:
Estabelecimento da política básica e metas do TPM.
Criação de diretrizes e políticas básicas pelos envolvidos na implantação do TPM para zerar todos os grandes tipos de perda, seja no processo produtivo como em áreas administrativas. Definir claramente as metas de todo o processo, mas detalhando fase a fase e etapa a etapa os objetivos a serem alcançados, principalmente quanto ao PQCDSM (Produtividade, Qualidade, Custo, Distribuição, Segurança e Moral).

Etapa 5:
- Elaboração do plano diretor para implementação do TPM.
Basicamente realizar um detalhamento do plano de meta, o chamado Plano Diretor, englobando desde a preparação para a implantação do TPM, até a avaliação e possível auditoria. Elaborar um cronograma geral contendo cada etapa, detalhando o que será realizado e o tempo para sua conclusão. A partir deste, cada unidade, gerência ou setor deverá se planejar e elaborar seu próprio cronograma seguindo as definições do Plano Diretor.

Etapa 6:
- Lançamento do projeto empresarial TPM.
Início propriamente dito do programa TPM. Realização de cerimônia ou encontro com todos os colaboradores, reafirmando a decisão da Diretoria quanto a implantação, promoção e apresentação das diretrizes básicas do programa, suas metas, o Plano Diretor e outros detalhes. Nesta ocasião é importante a participação de clientes, fornecedores e empresas parceiras ou afiliadas, afim de promover o incentivo à aderência do TPM.

Etapa 7:
- Sistematização para melhoria do rendimento operacional.
Incorporação de melhorias específicas. Seleção de um equipamento piloto e formação de equipe composta por engenheiros de processo e de manutenção, supervisores, mantenedores e operadores, focando melhorias individualizadas destinadas a elevar o rendimento operacional do equipamento escolhido. A escolha do equipamento deve-se levar em consideração o que melhor atende a necessidade de redução de perdas.
Busca da autonomia das equipes através do conhecimento detalhado do equipamento, desde seu modo operacional até suas falhas e itens críticos.

Etapa 8:
- Gestão antecipada.
Foco no prevenção da manutenção. Através de pesquisa ou conhecimento prévio histórico de falhas e anomalias, obter o controle da fase inicial operacional do equipamento e do custo do ciclo de vida, evitando que perdas crônicas se repitam e aperfeiçoando a manutenção prevista pra o equipamento.

Etapa 9:
- Manutenção da Qualidade.
Observação das ocorrências de maior frequência de manutenção, estudo e análise de falhas buscando a solução para possíveis “falhas ocultas”, buscando e detalhando soluções para situações que afetem a qualidade do produto ou serviço.

Etapa 10:
- Melhoria doa processos administrativos.
Revisão das rotinas administrativas, detalhamento dos processos internos, quebra do funcionamento em linha e busca do funcionamento por processos, foco na eliminação de etapas desnecessárias ou que dependam de simples verificações ou aprovações gerenciais, busca da melhoria do fluxograma e redução das perdas.

Etapa 11:
- Segurança, Saúde e Meio ambiente.
Promoção de ações de recuperação e prevenção de riscos a saúde e segurança dos operadores e mantenedores. Alcance da confiança e do bem estar do colaborador. Participação em projetos ambientais e esclarecimento dos impactos da atividade no meio ambiente e maneiras de prevenção e preservação.

Etapa 12:
- Aplicação total do TPM.
Consolidação do programa TPM. Alcançar esta etapa com sucesso é um verdadeiro marco. Nesta etapa, realiza-se uma avaliação ou até mesmo uma auditoria para se comprovar o desenvolvimento e a performance da aplicação do TPM, possibilitando uma possível candidatura ao Prêmio de excelência JIPM, alcançando certificação internacional.

O sucesso da implantação do TPM depende basicamente da dedicação de cada colaborador, a partir do conhecimento da técnica e uma simples orientação por meio de consultoria ou capacitação interna, qualquer empresa alcançará seus objetivos e metas, desde que haja o sentimento de grandeza dentro de cada um.
As oportunidades nos aparecem a cada atividade realizada, seja em um complexo processo industrial ou em uma simples movimentação administrativa, basta assumirmos o compromisso de mudar, pois o TPM lhe mostrará onde!

Espero que tenham apreciado a leitura. Aqui “encerramos” mais um assunto escolhido pelo leitor, em breve teremos uma nova enquete e você poderá participar opinando sobre qual assunto abordaremos.

Acesse, acompanhe, discuta, sua opinião é sempre bem vinda!

http://brasilengenhariademanutencao.blogspot.com.br/

Thiago Dutra

Thiago Alan Dutra dos Santos
Consultor

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a manutenção:

Alinhamento de eixos

Um eixo é uma peça cilíndrica de aço, que transfere força de rotação de um motor a outros componentes no interior de uma peça de ...
O que é o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)

Antes de saber e quando utilizar é preciso entender o foco do MASP. Problemas! Este é o foco. Tudo que apresenta resultado diferente do desejável pode ser considerado problema, seja quando ...
Processo de reparo completo para servomotores industriais

Servo motores são máquinas complexas com requisitos especiais de revisão. Ao tentar detectar o problema de uma peça com defeito, cada servo motor precisa passar por ...
Mecânica de automóveis

Dá pânico imaginar uma vida sem carro, já que o carro tem sido uma parte integrante da nossa vida. Direto da necessidade básica para qualquer tipo de luxo ...
Manutenção do redutor de engrenagem com análise de vibração

Quando você está lidando com objetos complexos mecanizados, como um redutor Falk, a vibração é indesejável pois sua presença acusa ineficiência. Para ser mais específico, as ...
Manutenção da correia serpentina e polias tensoras

Se você possui um veículo construído nos últimos 10 anos, ele provavelmente está equipado com cintos de serpentina. Os veículos mais antigos são equipados com cintos ...
Guia de manutenção de ativos

Ativos não são fins, mas meios para alguns fins úteis. Ativos administrados com prudência podem resultar em ganhos incríveis. Os ativos podem ser tangíveis, bem ...

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google