Usos dos produtos à base de petróleoProdutos à base de petróleo são facilmente reconhecidos, como é o caso da gasolina que usamos para abastecer nossos carros e do óleo de aquecimento que usamos para aquecer nossas casas. Outros produtos conhecidos por serem feitos com petróleo incluem os plásticos, medicamentos, alimentos e uma série de outros suprimentos.

Existem três categorias principais de produtos baseados em óleo petrolífero:
- Combustíveis, como gasolina e diesel;
- Não-combustíveis, tais como produtos de solventes e óleos lubrificantes;
- Matérias-primas, tais como a nafta.

Derivados de petróleo, especialmente gasolina de motor, destilado (diesel), combustível e querosene de aviação, fornecem praticamente toda a energia consumida no setor de transportes. O setor de transporte é o maior consumidor do mineral, respondendo por mais de 67 por cento de todo o petróleo consumido no Brasil nos últimos anos. O setor industrial é o segundo maior consumidor e representa cerca de 24 por cento de todo o consumo de petróleo.

Óleo combustível destilado inclui óleo diesel, óleos de aquecimento e óleos industriais. Ele é usado para alimentar os motores a diesel em ônibus, caminhões, trens, automóveis e outras máquinas. É também usado para aquecer os edifícios residenciais e comerciais e ao fogo caldeiras industriais e elétricas.

Gases de petróleo liquefeitos (GLP) são um tipo de subproduto petrolífero, assim como a gasolina e o óleo combustível destilado. O GLP é utilizado como insumo (matérias-primas) para processos de produção de petroquímicos. O GLP é também utilizado como combustível para aquecimento doméstico e para cozinhar, bem como em operações agrícolas, e como uma alternativa à gasolina para utilização em motores de combustão interna.

O querosene é usado para aquecimento residencial e comercial. É também aproveitado em aquecedores de água, tal como um combustível para cozinhar, e nas lâmpadas. O querosene é classificado como produto destilado leve de saída da refinaria, que inclui algum combustível diesel, combustível de aviação e outros óleos combustíveis leves.

O coque de petróleo pode ser usado como um combustível para centrais de energia e para utilização industrial (coque negociáveis) se o seu teor de enxofre for suficientemente baixo, ou utilizado em aplicações com catalisador (coque), tais como nas operações de refinaria.

Coque de petróleo

Coque de petróleo

O petróleo é utilizado na fabricação de diversos produtos, incluindo vários suprimentos especializados para uso na indústria têxtil, metalurgia, indústrias elétricas, e outros. Uma lista de produtos à base de petróleo inclui:

Solventes, tais como os utilizados em tintas, vernizes e tintas de impressão;
• Óleos lubrificantes e graxas para motores de automóveis e outras máquinas;
• Petróleo (ou parafina) de cera usada na tomada de doces, embalagens, velas, fósforos, e polidores;
Petrolato (vaselina), às vezes misturada com parafina em produtos médicos e de higiene pessoal;
• Asfalto usado para pavimentar estradas e aeródromos, e para fazer materiais de construção e revestimentos para pavimentos;
• O coque de petróleo utilizado como matéria-prima para o carbono e muitos produtos, incluindo eletrodos de grafite do forno e revestimentos, e os ânodos utilizados na produção de alumínio;
• As matérias-primas de petróleo utilizado como matéria-prima química derivada do petróleo, principalmente, para o fabrico de produtos químicos, borracha sintética, e uma variedade de plásticos.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Petróleo tem sido utilizada como matéria-prima na produção de produtos petroquímicos desde a década de 1920. Nafta, uma das matérias-primas de base, é um líquido obtido a partir da refinação de petróleo bruto. Matérias-primas petroquímicas também incluem produtos extraídos do gás natural e gases de refinaria (etano, propano e butano). Matérias-primas petroquímicas são convertidas em blocos de construção químicos básicos e intermediários, tais como etileno, propileno, normal-e iso-butilenos, butadieno, e compostos aromáticos, tais como benzeno, tolueno, e xileno, os quais por sua vez são usados na produção de plásticos, borracha sintética, fibras sintéticas, drogas e detergentes.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás