Noções básicas sobre Gás Natural Liquefeito (GNL)

Noções básicas sobre Gás Natural LiquefeitoO Gás Natural Liquefeito, ou de GNL, é o gás natural em sua forma líquida. Quando o produto gasoso natural é resfriado a menos 259 graus Fahrenheit (ou -161 graus Celsius), torna-se um líquido claro, incolor e inodoro. O gás natural sob a forma líquida possui apenas um de seis centésimos do volume da sua forma gasosa, o que faz com que seja mais fácil de ser armazenado e transportado.

O gás natural é basicamente feito de metano, com baixas concentrações de outros hidrocarbonetos, água, carbono dióxido de carbono, nitrogênio, oxigênio e alguns compostos de enxofre. Durante o processo conhecido como liquefação, o gás natural é arrefecido abaixo do seu ponto de ebulição, e, no processo, ocorre a remoção da maior parte destes compostos adicionais. O gás residual é essencialmente metano, com apenas pequenas quantidades de outros hidrocarbonetos.

O gás natural liquefeito pesa menos da metade do peso da água para que ele possa flutuar caso seja derramado sobre a água.

GNL – Importação e transporte

Uma grande parte da oferta mundial de GNL é proveniente de países com grandes reservas de gás natural. Esses países incluem Argélia, Austrália, Brunei, Indonésia, Líbia, Malásia, Nigéria, Omã, Qatar e Trinidad e Tobago.

Navios de transporte de GNL

Navios de transporte de GNL

Há mais de 40 terminais de recepção de gases localizados em todo o mundo. Japão, Coréia do Sul, Estados Unidos e uma série de condados europeus são importores de GNL.

O GNL é normalmente transportado em navios de casco duplo projetados especificamente para lidar com a baixa temperatura. Estes portadores são isolados para limitar a quantidade de GNL que ferve ou evapora. Este tipo de gás fervido e evaporado é usado, às vezes, como suplemento de combustível para os portadores.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
O transporte do GNL exige dutos de até 1000 metros de comprimento, e requer também uma profundidade mínima de água de 40 pés quando o duto está totalmente carregado. Existem, atualmente, 136 navios que transportam mais de 120 milhões de toneladas de GNL por ano. (Fonte:.Universidade de Houston IELE, Introdução ao GNL)

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password