Como é feito o armazenamento de GNLQuando o GNL (Gás Natural Liquefeito) é recebido na maioria dos terminais, é transferido para os tanques de armazenamento isolados, que são construídos especificamente para segurar o GNL. Estes tanques podem ser encontrados acima ou abaixo do solo, e mantêm o líquido a uma temperatura baixa com a finalidade de minimizar a quantidade de evaporação. Se os vapores de gás natural em estado líquido não são liberados, a pressão e a temperatura dentro do tanque vão continuar a subir. O GNL é caracterizado como um fluido criogênico, um gás liquefeito mantido no seu estado líquido a temperaturas muito baixas.

A temperatura no interior do tanque se mantém constante quando a pressão também é mantida constante, permitindo que o gás vaporizado possa escapar do tanque. Isto é conhecido como auto-refrigeração. O gás de ebulição é recolhido e usado como uma fonte de combustível na instalação ou no transporte do navio-tanque. Quando gás natural é necessário, o GNL é aquecido a um ponto em que se converte de volta para o seu estado gasoso. Isto é conseguido através de um processo de gaseificação, envolvendo calor.

Tanques de contenção do Gás Liquefeito

Tanques de contenção do Gás Liquefeito

O gás natural pode ser armazenado de inúmeras maneiras diferentes. É mais comumente armazenado no subsolo sob pressão em três tipos de instalações. Os mais comuns são reservatórios de petróleo e / ou gás em campos específicos de exploração, porque eles estão mais disponíveis. Aquíferos e formações de caverna de sal são também utilizados em certas condições. As características e a economia de cada tipo de local de armazenamento ditarão sua adequação para uso.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Duas das características mais importantes de um armazenamento subterrâneo em reservatórios são: sua capacidade de manter o gás natural para uso futuro e sua taxa de entrega. A taxa de entrega é determinada pela capacidade de extração das correspondentes válvulas e compressores e a quantidade total de gás no reservatório. Em outros estados, o gás natural também é armazenado como GNL após o gás natural liquefeito ser colocado em tanques de armazenamento de superfície.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás