Prós e contras de sacolas reutilizáveisCom tantos problemas ambientais que assolam o planeta, o ideal seria que todas as pessoas contribuíssem para evitar a poluição originada pelo acúmulo de lixo, especialmente por produtos e sacolas plásticas que, se não forem descartadas adequadamente, podem provocar sérios problemas ambientais. Em meio a todas as questões ambientais debatidas no momento por diversos órgãos governamentais, os supermercados decidiram parar de fornecer sacolas plásticas e os clientes passaram a utilizar sacolas de outros materiais, que podem ser reutilizados por muito tempo. Embora todos nós saibamos das repercussões do uso de sacolas plásticas no meio ambiente, você deve saber que o uso de sacos de papel também não causa menos danos. O número de árvores derrubadas para produzir um saco de papel, e a quantidade de água envolvida para produzir apenas uma sacola de papel é simplesmente inimaginável. Além disso, a produção de papel sacos gera emissões nocivas de tóxicos que não são seguros para o meio ambiente.

Do que são feitos os sacos de mantimentos reutilizáveis?

As sacolas de compras reutilizáveis são feitas de materiais diversos. Estes materiais podem incluir plástico resistente, lona ou fibras sintéticas. Alguns sacos também são feitos a partir de materiais reciclados, sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente. Alguns materiais comuns utilizados são:
Lona
Juta
Polipropileno e polietileno

Vantagens

- Reutilização: Obviamente, esta é uma das maiores vantagens. Você pode utilizá-los até que eles se desgastam e, talvez, até mesmo reparar os danos em certa medida, para continuar a usá-los.

- Menor dano durante a produção: Acredita-se que o menor dano é causado ao meio ambiente durante a produção de sacos reutilizáveis, em comparação com sacos de plástico ou de papel. No entanto, alguns estudos sugerem que o dano é maior, e que os sacos têm de ser utilizados durante mais tempo, a fim de compensar os danos.

- Ótimo para vários itens: Uma vez que eles são pesados, estes sacos são grandes para transportar vários itens. Eles também têm alças que são macias e fáceis de transportar.

- Pode ser feito por conta própria: Como mencionado anteriormente, você pode fazer estes sacos com material durável que você pode encontrar até mesmo em casa. Por exemplo, você pode facilmente fazer o seu próprio saco de lona.

Desvantagens

- Recentes estudos e relatórios de mídia têm mostrado que até mesmo sacolas reutilizáveis 'amigas do ambiente' podem representar um grave risco não só para o meio ambiente, mas também para a saúde humana a longo prazo. Existem três principais preocupações relativas à utilização destes sacos.

Sacolas de plásticos não são mais permitidas em supermercados

Sacolas de plásticos não são mais permitidas em supermercados 

- Presença de chumbo: Um estudo recente mostrou que os sacos de mantimento reusáveis contêm chumbo, uma toxina potencialmente perigosa para o ambiente. Além disso, os sacos que têm impressões sobre eles são conhecidos por ter uma maior quantidade de chumbo do que o material não impresso. Ao descartar essas bolsas, prevê-se que a liderança vai infiltrar nas águas subterrâneas e posar como um grande risco para o meio ambiente.

- Outra preocupação é que esta tinta que contém chumbo pode começar a descamar, e afetar a comida que é levada nas bolsas. Se tal alimento é consumido, é susceptível de causar envenenamento por chumbo e afetam a saúde humana. Estudos e pesquisas ainda estão sendo realizados sobre as quantidades de chumbo nesses sacos, e como o dano potencial pode ser controlado.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
- Presença de bactérias: Uma tendência comum com estes sacos de supermercado é que as pessoas reutilizam sem lavá-las. Obviamente, isso vai leva ao desenvolvimento de bactérias nocivas e outros microorganismos na sacola. Estudos revelaram que tais sacos são "centros" para o crescimento de uma bactéria perigosa conhecida como "coliforme", que se prolifera nos alimentos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente