Definição de Integração Econômica

Definição de Integração EconômicaA integração econômica é um processo em que as barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas para facilitar o comércio entre as regiões ou nações. Existem vários graus de integração econômica, que vão desde o comércio completamente livre (em teoria) até a utilização dos acordos comerciais preferenciais para estimular as relações entre parceiros comerciais específicos. Eliminar as barreiras comerciais gera custos e benefícios, dependendo do grau de integração econômica e do nível de cooperação entre regiões ou nações membros.

Muitas economias têm tentado algum grau de integração econômica. Algumas nações usam as zonas de livre comércio, por exemplo, para estimular o comércio com os parceiros. Outros assinam acordos de livre comércio, como o Acordo de Livre Comércio Norte Americano (NAFTA). Na União Europeia (UE), um alto grau de integração econômica e monetária foi realizado entre os países membros. Várias nações da UE também podem ter acordos comerciais com países fora da união.

A redução de barreiras ao comércio tem a tendência de cortar os custos associados às atividades econômicas. Não ter que pagar impostos, tarifas, taxas e outras despesas pode ser algo benéfico para os parceiros comerciais. Isso faz com que o volume de comércio aumente, conforme os parceiros comerciais procuram ativamente negócios em regiões onde algum grau de integração econômica foi conquistado. Para nações fora dos acordos de integração, no entanto, as barreiras ao comércio podem ser criadas, caso eles não sejam capazes de competir com parceiros comerciais preferenciais.

Chefes de Estado de vários países integrados economicamente

Chefes de Estado de vários países integrados economicamente

Quando as economias são fortes, a integração econômica tem benefícios para todos os membros, e cada membro de um acordo, união ou tratado pode experimentar o crescimento econômico. O mesmo vale para a desaceleração econômica. Quando os membros individuais de um acordo de comércio começam a ser arrastados para baixo, seus problemas econômicos podem se espalhar. Isso foi visto nomeadamente na União Europeia durante as crises econômicas do início dos anos 2000, quando a inadimplência em países como a Grécia e Portugal causou problemas em toda a UE, incluindo nos países com economias relativamente fortes, como a Alemanha.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Algumas nações podem preferir evitar os riscos, mesmo que as barreiras ao comércio representem um problema. Outros podem estar dispostos a assumir os riscos em troca de aumento do comércio e câmbio. Nações em crescimento são particularmente ansiosas para participar de integração econômica, pois o comércio com as nações estrangeiras pode contribuir para o rápido crescimento econômico. Eles utilizam programas de incentivo para atrair o comércio e investimentos externos.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password