Seis categorias comuns de tornosAs categorias mais comuns de tornos são: tornos de madeira, tornos de metal, tornos de vidro, tornos de metal torcido, tornos ornamentais e tornos de redução.

Tornos são máquinas essenciais para trabalhar com metais, madeiras, trabalho em vidro, e rotação de metal. Muitos artigos fabricados a partir de metal podem ser transformados em objetos úteis com a utilização de um torno mecânico. Operações como cortar, lixar, perfuração e serrilhar são facilitadas com o uso de tornos. Falaremos mais sobre as principais categorias.

Torno de madeira:

O mais antigo tipo de torno é o torno de madeira. É derivado do que são os outros tipos de tornos que usamos hoje. A moldagem das ferramentas é conseguida através de um trilho de metal ajustável, um descanso da ferramenta e um operador. A lixa deve ser pressionada contra o objeto de fiação para obter uma superfície lisa. Outros modelos são usados para fazer tigelas, pratos e corrimão de metal horizontal.

Torno de metal:

Utilizando uma ferramenta endurecida de corte , o metal é raspado a partir da peça, o trabalho do torno é fazer um acabamento no metal. A ferramenta de corte é fixada de forma segura para uma montagem sólida e móvel, que por sua vez é manobrada usando volantes ou controles de computador. Os tornos de usinagem são talvez os mais conhecidos. No entanto, as propriedades do material podem ser alteradas. Efeitos mecânicos tais como microfissuras, endurecimento de trabalho e estresse residual podem ser notados.

Tornos de vidro:

Este tipo de torno é bastante semelhante aos outros tornos, em termos de desenho, com uma diferença principal apenas sobre a forma como a peça de obra é transformada. Os tornos para trabalho com vidro usam uma chama de temperatura variada em que um recipiente de vidro oco é girada. A chama é usada para moldar o vidro amolecido, que por sua vez é formada por vidro soprado ou por deformação. Os tornos tem dois cabeçotes com os mandris que estão dispostos a girar em sincronia.

Tornos de metal torcido:

Operar um torno de metal torcido é tão simples como o torno de madeira. Este tipo de torno precisa de um mandril fornecido pelo utilizador rotacionalmente simétrico, o que é frequentemente feito de madeira, para ser utilizado como um modelo. Fiação de metal não é tão comum como era antes mas ainda pode ser útil para a produção de pequenos lotes.

Torno industrial

Torno industrial

Tornos ornamentais:

Os tornos ornamentais foram desenvolvidos para fazer objetos decorativos. Estes tornos podem usar estruturas de corte horizontal e vertical, pinos elípticos e buchas excêntricas. O corte é geralmente feito por um cortador rotativo em vez de ter o objeto rodado.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Tornos de redução:

Estes tornos especiais tem características que integram um mecanismo semelhante a um pantógrafo. Estes tornos são utilizados para fazer moedas onde a é original de gesso e em seguida é duplicada e reduzida.

De certa forma, as diferentes categorias estão relacionadas umas com as outras. As principais diferenças estão nos acessórios.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos