Guia de manutenção de ativosAtivos não são fins, mas meios para alguns fins úteis. Ativos administrados com prudência podem resultar em ganhos incríveis. Os ativos podem ser tangíveis, bem como intangíveis. A gestão hábil dos ativos leva a sua exploração completa e a poupança de fundos da organização. Ineficiência na gestão dos ativos pode levar à perda de fundos na empresa e assim acarretando um mau desempenho.

Qualquer negócio é construído de inúmeros problemas grandes e pequenos, tais como gestão de custos, orçamento de capital, contabilidade de despesas, planejamento financeiro, elaboração de relatórios e assim por diante. Mas junto com o controle ou gestão de bens tangíveis, matérias-primas, produtos acabados, edifícios, veículos e outros itens, as empresas também precisam cuidar de seus ativos intelectuais. Gestão de ativos é uma percentagem louvável das preocupações de gestão em uma organização

Devido aos seus atraentes resultados, o papel da gestão de ativos está aumentando a cada dia. A gestão de ativos está transformando-se em uma tendência global, os engenheiros de manutenção internacionais estão se juntando ao grupo de gestão de ativos em expansão. Consequentemente novas estratégias significantes evoluíram nesta área. Embora a gestão de ativos têm significado lidar principalmente com os ativos fixos de uma empresa em cada etapa, no mundo contemporâneo, além do desenvolvimento de muitos ativos na gestão empresarial, que dão serviços para o monitoramento de vários recursos da empresa, diferentes pacotes de software estão disponíveis para lidar eficientemente com os ativos de uma empresa.

Planejar a manutenção de ativos leva a resultados específicos ou desejado de uma forma rentável. Isso de uma maneira, garante que a carteira de ativos da empresa continue funcionando e seja produtivo para ao menos o custo a longo prazo.

Ativos podem ser máquinas, ferramentas ou objetos usados como meios de produção.

Ativos podem ser máquinas, ferramentas ou objetos usados como meios de produção.

O primeiro passo para a manutenção de ativos é avaliar os ativos que devem ser preservados e quais não. Durante este processo, os ativos que têm uma vida relativamente curta, que exigem pouca manutenção, podem até ser excluídos. Mas para os ativos que exigem manutenção regular, uma estratégia de manutenção de ativos é necessária.

Uma estratégia de manutenção de ativos pode ser definida como um plano abrangente que afirma o ativo, o desempenho que se esperava dele e a extensão de sua manutenção. Ela também descreve os sistemas e procedimentos a serem adotados para planejar e lidar com o trabalho de manutenção. A estratégia de manutenção também escolhe os recursos, implementação da manutenção e também dicas de quaisquer requisitos para a planta do in-house, equipamento ou peças de reposição. Por último, mas não menos importante, apresenta os custos da manutenção de rotina.

Há dois fatores que juntos, contribuem para o desenvolvimento de uma estratégia de manutenção, o nível de manutenção necessária para o ativo e as prioridades de manutenção. O nível de manutenção é a manutenção necessária de um ativo e seu desempenho esperado. As prioridades da manutenção lida com tarefas de maior prioridade, como aquelas que afetam a saúde e segurança. Isto irá permitir que a manutenção seja concentrada nessas áreas, mesmo se os recursos caírem abaixo dos níveis desejados.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
A estratégia de manutenção de ativos deve, então, ser transformada em planos anuais de manutenção, que apresentam as tarefas de manutenção a serem realizadas ao longo do ano. Um plano de manutenção adequado implica uma manutenção de ativos eficaz que, por sua vez, levará a uma redução a longo prazo nos custos de ciclo de vida, melhorias de desempenho de ativos e serviços, otimização de vida do ativo e melhor a opinião pública sobre os serviços e normas de segurança.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção