Reator que vai atuar como limitador de corrente para forno a arco, equipamento da indústria siderúrgica essencial na produção do aço, será instalado na unidade Cearense da Gerdau Açominas S/A.

Inicialmente, o reator de 4MVAr e 13,8 kV reformado pela WEG está na planta da Gerdau de Recife/PE; até o final do ano deverá ser instalado na unidade do Ceará substituindo outro de menor potência e contribuindo, assim, para a elevação da produção dos atuais 150 mil toneladas de aço por ano (no máximo) para até 170 mil, sem investimentos adicionais significativos.

De acordo com o engenheiro Sergio Augusto Strattmann, da Gerdau, basicamente o reator tem a função de amortecer o inrush de corrente e estabilização do arco. “Sem o reator, o limite de corrente no estabelecimento do primeiro contato do eletrodo do forno com a sucata passaria de duas vezes a corrente nominal do transformador (que alimenta o forno a arco), provocando stress prematuro nas partes mecânicas e elétricas do forno”.

Strattmann explica que, ao iniciar, o arco busca sua própria região de estabilidade e, na escassez de reativos, se torna mais instável podendo chegar a apagamentos e reignição mais abruptas. “Nesta condição, a geração de harmônicas sobe para a faixa dos 50% ou mais. Em condições favoráveis, o fator de potência do forno varia entre 0,8 e 0,85 com conteúdo harmônico de 27% a 38%, chegando a 8% na fusão com parte de sucata fria (arco em ignição e reignição) e 27% no refino com banho líquido”, diz, acrescentando que o reator contribui com 55% dos reativos no forno a arco da Gerdau. “A reatância própria do transformador do forno representa 10% e a do circuito secundário 35% dos reativos”, finaliza.

O grupo Gerdau ocupa a posição de maior produtor de aços longos no continente americano, com usinas siderúrgicas distribuídas no Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos, Uruguai e Colômbia. Hoje, alcança uma capacidade instalada total de 16,4 milhões de toneladas de aço por ano.

Autor(es): Divulgação WEG

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia