Lubrificantes- Usos e ImportânciaÓleo diesel de motor é um lubrificante utilizado em diferentes tipos de motores de combustão interna. É um elemento importante na manutenção de um motor vivo, fazendo-o funcionar sem problemas.

Leia e aprenda sobre a importância e uso de lubrificantes, como óleo diesel de motor.

Lubrificantes são importantes em veículos como motocicletas, carros, veículos mais pesados como os veículos comerciais e ônibus, veículos não rodoviários como barcos, karts, carros para neve, cortadores de grama, veículos de construção pesada e equipamentos agrícolas, aeronaves, locomotivas e motores estáticos como geradores elétricos . Em todos os motores, há partes que estão se movendo ou causando atrito, se esfregando umas contra as outras. A fricção converte a energia em calor. Logo, a lubrificação ajuda a economizar energia e colocar o equipamento em bom uso.

O contato entre as partes metálicas que estão se movendo ou girando podem causar desgaste. Isto conduziria a um menor nível de eficiência que, eventualmente, conduz a degradação ou a quebrar. Portanto, a lubrificação ajuda a prolongar a vida útil do seu motor.

Se um motor não é lubrificado por óleo diesel para motor ou outro tipo de óleo, o consumo de combustível irá aumentar significativamente uma vez que o motor está a trabalhar duas vezes mais. Além disso, a falta de lubrificação irá diminuir consideravelmente a potência.

Tipos de lubrificantes mais comuns

Tipos de lubrificantes mais comuns

Óleo de motor, por meio do processo chamado de convecção, é capaz de transferir o calor como o lubrificante fluindo através do seu motor.  Óleo de lubrificação, tais como o óleo diesel de motor, fazem com que uma película separe as partes em movimento de um motor. Isto protege o motor e suas partes.

Óleo de motor também protege peças de aço. Tal revestimento protege-as de serem expostas ao oxigénio. Se elas não estão protegidas, elas inibem a oxidação a elevadas temperaturas de funcionamento. Isto irá levar a oxidação ou corrosão.

Lubrificantes como óleo diesel de motor, ajudam a manter o motor limpo e diminuir o acúmulo de borra de óleo. Além disso, o óleo do motor é capaz de prender a fuligem de combustão. Se isto não for feito, tal substância será depositada sobre as superfícies interiores do seu motor. Esta é uma das razões pelas quais os lubrificantes de petróleo transformam-se na cor preta após algum funcionamento. Lubrificantes também ajudam a livrar substâncias estranhas que podem causar ainda mais desgaste para o motor.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
O óleo diesel também atua como um agente de resfriamento. Isso impediria o seu motor de sofrer tensão de alta temperatura, que acabaria por evitar o superaquecimento. No entanto, o óleo deve chegar a uma faixa de temperatura X para que ele possa proteger o seu motor sob carga muito alta.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais