Manutenção do redutor de engrenagem com análise de vibraçãoQuando você está lidando com objetos complexos mecanizados, como um redutor Falk, a vibração é indesejável pois sua presença acusa ineficiência. Para ser mais específico, as peças rotativas se desequilibradas causam vibrações mecânicas. Como um exemplo, quando os dentes de uma engrenagem excedente esfregam-se uns contra os outros, inevitavelmente criam vibrações.

Mudanças nos padrões de vibração geralmente anunciam uma falha mecânica. Uma vez que os sistemas mecanizados freqüentemente vibram mais, em padrões incomuns como a chegada do fim da sua vida acarretam mudanças no padrão de vibração, isso pode significar que as reparações da caixa de velocidade podem estar no horizonte. Na verdade, pelo monitoramento de vibrações, técnicos podem restaurar partes deterioradas antes que eles causem falha mecânica completa.

Definição de análise de vibração

Análise de vibrações é o nome dado para a análise de padrões de vibração de componentes mecânicos. A partir de um sistema de duas engrenagens simples e de um redutor uma complexa engrenagem redutora excedente, todo sistema mecânico cria padrões de vibração quando é executado. Análise de vibração é uma variedade de monitoramento de condição. Uma regra básica deste campo é que um redutor Falk, ou caixa de câmbio, devem ter outro funcionando em sua capacidade plena, quando os padrões de vibração são mostrados. Tipo de engrenagem, equipamentos de carga, criticidade e operação rápida de todos os padrões de vibração de impacto.

Análise de vibração 101

Como você pode imaginar, o sensor de vibração é o ingrediente mais importante na análise de vibração. Cada redutor Falk ou outra máquina deve ser ligada a um sensor. Depois de ter escolhido um sensor, o método de anexá-lo ao corpo da máquina é o próximo desafio. Os sensores podem ser ligados através de uma longarina, ímanes, parafusos, ou podem ser fixadas de modo permanente. Outros sensores são projetados para tomar suas medidas com lasers ou microfones. Independentemente do sistema de fixação, cada solução de montagem altera ligeiramente medições de freqüência. Para criar medidas universais, fabricantes de sensores fornecer instruções de calibração de seus produtos. O trabalho básico de cada sensor é converter dados de vibração em impulsos eletrônicos. Um coletor de dados traduz os impulsos em dados utilizáveis .

Análise de vibração

Análise de vibração

A Importância da análise de vibração

A manutenção preditiva é o objetivo final de todos os tipos de monitoramento de condições, incluindo a análise de vibração. Os engenheiros e mecânicos podem detectar mais cedo mudanças nos padrões de vibração, quanto mais cedo eles trocarem as peças danificadas, mais barato ficara o serviço. A análise de vibração capacita a configuração dos alarmes para sinalizarem quando cada máquina exige atenção para o cuidado preventivo.

Metodologia da análise de vibração

Quanto tempo devo guardar dados de vibração? Se você não está armazenando esse dados, é um momento maravilhoso para começar. Engenheiros, projetistas e técnicos precisam destas informações, elas ajudam a manter as máquinas em bom estão. No entanto, se você estiver guardando antigos registros de vibração, que são mais do que um par de anos, pode ser a hora de 'limpar a casa'. Provavelmente, você já mudou as máquinas e os componentes, pois os dados mais velhos foram recolhidos. O mais velho dos dados são irrelevantes para sua configuração atual. A linha de fundo é que cada empresa deve designar os seus próprios requisitos para a manutenção de dados.

Está tudo bem definir níveis de amplitude genéricos? Não tome atalhos em análise de vibração. É tentador definir níveis de amplitude genéricos para mostrar quando uma caixa de câmbio pode estar pronta para explodir. No entanto, como cada maquina tem seus componetes únicos de determinar vibração, este "atalho" pode realmente custar-lhe mais tempo e dinheiro a longo prazo.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Se o seu redutor Falk já está danificado, considere reparos na caixa de velocidades e de serviços, em vez de substituição.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção