Válvula solenóide CCUma válvula de solenóide de corrente contínua (CC) é uma válvula que controla o fluxo de um líquido ou gás, utilizando as propriedades eletromagnéticas de um solenóide. Estes tipos de válvulas têm muitas aplicações, especialmente na indústria. Tipicamente definidas pelo tipo de atuador, há também muitas variações disponíveis para essas válvulas. Existem várias vantagens e desvantagens com relação ao uso de várias válvulas solenóides CC, embora muitas vezes o tipo de aplicação possa mudar a forma como uma válvula pode trabalhar.

Solenóides são tipicamente fios de cobre enrolados em torno de um núcleo magnético. Quando uma carga é executada através da bobina, um campo magnético é criado e pode ser manipulado para ativar máquinas. O atuador de válvula solenóide CC é tipicamente uma mola que recua quando o solenóide está ativo e relaxa quando o solenóide está desativado. Este atuador move um êmbolo ligado à válvula, o qual controla o fluxo de líquido ou de gás, consoante a aplicação.

Como o nome implica, uma válvula solenóide CC só pode receber energia de CC, em oposição a uma válvula de corrente alternada (CA). Aplicações para estas válvulas, então, são muitas vezes limitadas a máquinas que normalmente usam energia CC. Esta característica implica muitas vezes em maiores máquinas, tais como as utilizadas em sistemas industriais de produção ou de extração de combustível fóssil. Na maioria dos casos, uma válvula solenóide CC irá ser utilizada para controlar o fluxo de um tipo de gás ou líquido.

Variações de uma válvula solenóide CC incluem válvulas de ação direta, internamente e externamente pilotadas. Nas válvulas solenóides CC de ação direta, a válvula está intimamente ligado ao núcleo do solenóide. Válvulas pilotadas internamente são semelhantes, mas tendem a ser utilizadas para aplicações de alta pressão e de alto volume. Válvulas pilotadas externamente podem, ainda, usar um solenóide CC para acionar uma válvula, mas é frequentemente o atuador separado da válvula de acordo com a distância real ou por um outro dispositivo que também influencia a válvula.

Válvula solenóide CC de plástico

Válvula solenóide CC de plástico

Vantagens de se utilizar uma válvula solenóide CC geralmente estão ligadas à simplicidade e à confiabilidade destas válvulas. Atuadores solenóides, muitas vezes proporcionam um desempenho consistente, sem necessidade de manutenção. Além disso, as válvulas de solenóide de corrente contínua são tipicamente os consumidores de baixa potência em comparação com alguns outros tipos de válvulas automáticas.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Uma desvantagem principal é que algumas válvulas de solenóide de corrente contínua podem ser definidas apenas em uma posição aberta ou fechada. Isso limita a quantidade de aplicativos para os quais estas válvulas podem funcionar. Outra desvantagem é que a máquina eletromagnética pode desgastar-se com o tempo. A temperatura deve ser constantemente monitorada para algumas aplicações.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos