Válvula solenóide de ventilaçãoA válvula solenóide de ventilação é utilizada com um atuador eletromagnético para remota ou automaticamente abrir e fechar purgadores utilizados como dispositivos de alívio de pressão. O solenóide é um tipo de atuador utilizado que consiste de uma bobina de fio enrolado e um êmbolo de metal ferroso. Quando o solenóide é ativado, uma corrente adequada de classificação elétrica passa através da bobina e cria um campo magnético forte em torno dela. Este campo atrai o êmbolo de metal fazendo-a avançar rapidamente na via da bobina, o movimento sendo aproveitado para abrir a válvula. Quando a corrente for cortada, a mola da válvula fecha o mecanismo de válvula e devolve o êmbolo para a sua posição neutra.

As válvulas de ventilação são muitas vezes incluídas em sistemas de tubagens e recipientes sob pressão, como forma de aliviar a pressão interna do sistema. Quando o sistema é sujeito a uma pressão de trabalho, a válvula mantém-se fechada, só sendo aberta quando o sistema de recipiente ou tubo necessitar de ventilação para libertar a pressão. Muitas válvulas de ventilação são operadas manualmente por meio de uma alavanca exorbitante ou por aperto mecanismo.

Em aplicações em que a válvula está situada muito longe de estações de operação, ou sempre que o ambiente em torno da válvula ou do conteúdo do sistema for perigoso, uma solução remota tal como uma válvula solenóide de abertura é necessária, por razões óbvias. O mesmo é verdade para as aplicações não tripuladas ou válvulas situadas em pequenos espaços fechados, onde a válvula é inacessível, mas necessária para abrir e fechar automaticamente.

Válvula solenóide aberta

Válvula solenóide aberta

Um dos métodos mais viáveis de alcançar esta ativação remota é a válvula solenóide de ventilação. Simples, eficaz e confiável, solenóides são a escolha óbvia para uma ampla gama de aplicações semelhantes. Composta por pouco mais do que um rolo de arame e um êmbolo metal ferroso, o solenóide é a própria simplicidade, produzindo movimento ativação confiável e surpreendentemente potente.

No caso de um solenóide de válvula de purga, o êmbolo será conectado à mola da haste da válvula por meio de uma série de ligações. Quando um operador ou um sistema automatizado envia uma corrente elétrica para a bobina, um poderoso campo magnético é produzido em torno dele, o que atrai o êmbolo de metal. Isso faz com que o êmbolo se mova rapidamente em direção à bobina, com o movimento sendo transferido através da ligação com a haste da válvula, abrindo-a no processo.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Quando a pressão do sistema cai para o nível desejado, a corrente da bobina é cortada, permitindo que a mola de válvula puxe o mecanismo de êmbolo e de válvula para a posição fechada. Isso redefine o solenóide da válvula de ventilação em prontidão para o ciclo de pressão seguinte.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos