Solenóide rotativoUm solenóide rotativo é um dispositivo eletromecânico que utiliza solenóides para criar binário rotativo. Existem várias aplicações para estes solenóides rotativos em áreas tão diversas como a medicina, segurança e indústria. Em comparação com outras formas de criar torque rotacional, um solenóide rotativo oferece várias vantagens distintas. Sendo aparelhos relativamente compactos, no entanto, estes tipos de solenóides também têm algumas desvantagens que se intensificam, conforme o tempo de uso e perda de potência.

Solenóides são muitas vezes feitos de fios de cobre enrolados em torno de um núcleo magnético, criando um campo magnético quando energizado. Estes solenóides agem em um mecanismo de rotação, conforme os rolamentos criam torque através de forças magnéticas. Em muitos casos, esta rotação é ligada diretamente a uma armação rotativa, que pode, então, ser ligada com a máquina que requer o movimento de rotação. Torques variáveis podem ser produzidos por este efeito e, muitas vezes, depende do tamanho dos solenóides e dos mecanismos rotativos.

Aplicativos que usam um solenóide rotativo são considerados diversificados, porque muitas máquinas e dispositivos específicos exigem forças rotacionais. Mecanismos de segurança, por exemplo, costumam usar solenóides rotativos para ativam ou desativam os bloqueios complexos, tais como aqueles encontrados em cofres. Instrumentos médicos também podem fazer uso de solenóides rotativos, talvez para controlar as pressões de fluido ou de bombas de ativação. Máquinas de diálise, por exemplo, muitas vezes incorporam estes tipos de solenóides. Usar um solenóide rotativo é muitas vezes considerado mais comum em aplicações industriais, tais como linhas de montagem e máquinas automatizadas.

Modelo de solenóide rotativo

Modelo de solenóide rotativo

Existem várias vantagens de usar um solenóide rotativo em comparação com outros mecanismos de rotação. Eles são muitas vezes considerados relativamente baratos, fornecendo o torque necessário sem ser excessivamente caro. Geralmente, estes tipos de solenóides também consomem menos energia do que alguns outros mecanismos que proporcionam o mesmo torque. Um solenóide rotativo também pode durar mais do que alguns outros mecanismos, que é um grande benefício para as máquinas industriais. Alguns tipos de solenóides rotativos também rodam em ambos os sentidos, com o mesmo valor de torque, o que é considerado uma tarefa difícil de conseguir com baixo consumo de energia dos mecanismos.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Desvantagens de usar um solenóide rotativo é o limite de quantas aplicações podem fazer uso desses dispositivos. Solenóides rotativos são frequentemente limitados em binário, a menos que combinados com outros métodos de criação de forças necessárias. Os mecanismos rotativos podem desgastar-se, eventualmente, o que encurta a vida útil de um solenóide. Além disso, o torque de partida de muitos solenóides rotativos é inferior a alguns dispositivos semelhantes, fato que pode restringir seu uso para aplicações que podem pagar uma fraca rotação de partida.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos