motor de ceraUm motor de cera é um tipo barato de dispositivo atuador linear, que é concebido para enviar um êmbolo, fazendo com que ele se mova. É também chamado de cápsula de cera e é utilizado em muitos aparelhos onde um intervalo curto de movimento é necessário. Motores de cera podem ser encontrados em aparelhos como máquinas de lavar louça e modelos mais antigos de máquinas de lavar. Eles foram usados anteriormente para travar as portas em máquinas de lavar antes de os ciclos de centrifugação iniciarem. Bastante econômicos quando comparados com solenóides magnéticos, os motores de cera são utilizados para operar ou bombear válvulas de controle térmico e válvulas de acionamento de mecanismos de aquecimento.

Os três componentes principais em um motor de cera são um bloco de cera, um êmbolo e uma fonte de calor que aquece a cera. Opera-se de uma maneira muito simples - uma resistência elétrica aquece o bloco de cera quando é ativado. Isso faz com que a cera se aqueça, o que impulsiona o êmbolo para fora. Quando a corrente é removida, a cera arrefece e se contrai, então, a retirada do êmbolo é feita durante o processo. O aquecimento ou o arrefecimento da cera, por conseguinte, faz com que o êmbolo seja ejetado ou retirado.

Às vezes, ao contrário do que acontece com as molas incorporadas no motor, a força da mola é aplicada a partir de fontes externas para empurrar o êmbolo para trás e para dentro do compartimento. Um motor de cera quase não requer manutenção e oferece muitas vantagens sobre os solenóides magnéticos, que são utilizados para o mesmo fim. Solenóides magnéticos utilizam uma bobina de arame para criar um campo magnético. Este campo é usado para empurrar o êmbolo para fora do aço ou puxá-lo para dentro. Um motor de cera é mais apoveitado do que a eletroválvula magnética, em alguns casos, porque tem um funcionamento muito mais suave. Em comparação com um solenóide, é mais lento de acionar e para voltar e, como resultado, é menos ruidoso em operação. Os modelos de motores de cera também utilizam cargas resistivas.

Motor de cera em máquina de lavar quebrada

Motor de cera em máquina de lavar quebrada

Também é fácil de verificar se eles são funcionais, medindo a resistência, é fácil de detectar um curto-circuito ou aberto. Enquanto a resistência entre os dois terminais cai dentro de um determinado intervalo, o dispositivo é funcional. Uma das grandes vantagens deste motor ter mais de um solenóide é que é menos sujeito a falhas. Um motor de cera sobrevive em situações em que o pistão está bloqueado e não pode se deslocar por por todo o caminho.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Em contraste, um solenóide na mesma situação pode queimar-se. Solenóides são também caros em comparação com motores de cera, porque contêm aço e fios de cobre. O motor também pesa menos de um solenóide magnético e é mais silencioso; solenóides normalmente produzem ruídos. A velocidade é uma vantagem dos solenóides, no entanto, e só necessitam de milissegundos para a operação, em contraste com os tipos de motores de cera. Pode levar mais de meio minuto para o êmbolo empurrar para fora totalmente em um motor de cera.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos