Atuadores térmicosAtuadores são meramente dispositivos utilizados para converter a energia em movimento. Um atuador térmico é um tipo de componente que não estão presentes em motores elétricos, como um pistão e um material térmico sensível, capaz de produzir o movimento linear em resposta a mudanças de temperatura. Estes dispositivos podem ser usados para muitas aplicações, como nos mercados aeroespacial, automotivo, indústrias agrícolas, entre muitos outros setores que amplamente empregam dispositivos atuadores térmicos.

Um modelo de atuador térmico é um dos poucos dispositivos que não requer nenhuma fonte de alimentação externa para produzir movimento. Em um sistema contendo atuador térmico, mudanças de temperatura são usadas para realizar determinadas tarefas, como travas de liberação, operação de comutadores e abertura de válvulas. Esses dispositivos são muito sensíveis e podem ser utilizados para aplicações que necessitem de acionamento, mesmo com mudanças de temperatura muito ligeiras.

Os materiais termossensíveis utilizados num atuador térmico reagem a flutuações de temperatura, fazendo com que o componente do atuador do pistão se mova. Estes materiais são projetados para expandir com o aumento da temperatura, conduzido um pistão para fora do atuador. Quando um atuador térmico está exposto à diminuição de temperatura, os materiais termossensíveis no interior se contraem, permitindo que o êmbolo do dispositivo se recolha.

Muitos dos atuadores térmicos mais comuns incluem pistões que podem estender entre 0,015 polegadas (0,381 mm) e 0,500 polegadas (12,7 mm). Mais atuadores térmicos são feitos para reagir a temperaturas entre 86 graus Fahrenheit (30 graus Celsius) e 572 graus Fahrenheit (300 graus Celsius).

Modelos de atuadores térmicos

Modelos de atuadores térmicos

Os fabricantes produzem atuadores térmicos em uma ampla gama de tamanhos e configurações, tornando-os ideais para muitas aplicações diferentes. Muitos atuadores térmicos são projetados para uso em pressão ou vácuo, gás ou ambientes líquidos. Eles podem ser construídos a partir de materiais duráveis, resistentes, tais como alumínio, latão ou aço inoxidável e personalizados apresentam configurações de montagem. Atuadores térmicos são facilmente usinados e podem ser projetados para caracterizar qualquer tipo de rosca ou no final da válvula. Um atuador bem construído é resistente a choques e vibrações.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Na indústria aeroespacial, atuadores térmicos são usados em dispositivos de segurança de corte, controle de temperatura do combustível e sistemas de lubrificação do motor. Este tipo de atuador é muitas vezes usado no setor agrícola em sistemas de rega de gado para proteção contra congelamento e em sistemas de ventilação automática de efeito estufa. A indústria automotiva utiliza atuadores térmicos em termostatos e aplicações de óleo de regulação da temperatura.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais