Cofragens de concretoCofragem de concreto é o processo de criação de moldes em que o concreto pode ser derramado para criar estruturas de betão acabado. O processo de cofragem de betão geralmente envolve o processo de criação de estruturas temporárias e suportes, embora em alguns casos, estas estruturas e suportes possam ser permanentes. Contraplacado é um material comum usado para cofragem, e as placas de contraplacado são suportadas por peças de madeira ou de outros metais conhecidos como cimbre. Placas de metal podem também ser utilizadas para cofragem, embora a madeira seja frequentemente usada para reduzir os custos e para facilitar o processo de criação da cofragem rápida e eficaz.

A madeira compensada usada para cofragem de concreto deve ser tratada adequadamente. Folhas de compensado são resistentes à água para evitar empenamento, rachaduras, e apodrecimentos, enquanto eles estão no lugar de apoio do concreto. Folhas largas de madeira são geralmente usadas para criar uma superfície plana e lisa, uma vez que o concreto tenha sido definido.

Contraplacados podem ser manipulados e facilmente cortados para criar formas diferentes, tornando-se um material versátil para cofragens de betão. Em alguns casos, o contraplacado pode ser reutilizado, desde que ele não seja danificado durante o processo de cofragem. A madeira compensada deve ser armazenada em local fresco e seco, e as folhas devem ser limpas após o uso.

Cofragem de concreto

Cofragem de concreto

As cofragens comumente utilizadas no processo de betonagem. Estas placas são fáceis de configurar, extremamente duráveis, rígidas e convenientes de usar. Elas podem ser mais caras do que as formas de madeira compensadas, contudo, a cofragem de metal pode ser muito pesada. Transportar a cofragem de aço pode ser problemático, pois os projetos podem exigir um elevado número de formas que podem pesar uma quantidade significativa quando carregadas num reboque ou num caminhão.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
O principal trabalho de qualquer tipo de concreto de cofragem é manter o concreto viscoso no lugar definido. Isto significa que a cofragem não pode ter lacunas através das quais o concreto pode vazar durante o processo de configuração. Isto pode conduzir a uma estrutura irregular ou modificando as lacunas de ar no betão. Os painéis de cofragem de betão devem, portanto, ser frequentemente afundados no solo para evitar que o betão viscoso vaze para fora da parte inferior da cofragem.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil