O que é cofragem permanente"Cofragem permanente" é um termo que se refere a aparelhos ou moldes que são colocados no local para conter o concreto enquanto ele se molda. Ao contrário de outros tipos de cofragens, em que ocorre a remoção depois de o betão ser definido completamente, a cofragem permanente é deixada no lugar como um suporte adicional ou estabilizador. Os materiais utilizados para a cofragem permanentemente podem variar, embora o aço galvanizado seja uma opção comum por várias razões: é resistente aos danos da água e à corrosão, sendo muito durável e tem flexão suficiente para acomodar sutis movimentos do concreto com o congelamento de materiais ou degelos.

Muitas vezes, a cofragem permanente entra em grandes folhas de papelão ondulado. As folhas são corrugadas, ou dobradas em sulcos, para aumentar a flexibilidade e a aderência ao betão, uma vez que se define. O betão da cofragem pode ligar-se mais firmemente por meio das ondulações, embora as cristas também proporcionem flexibilidade suficiente para que a probabilidade de craqueamento fique reduzida. Quando a cofragem permanente está sendo posta em prática durante o processo de concretagem, pode ser realizada por escoramento, com uma série de varetas que seguram a cofragem no local conforme ocorre a cura de concreto.

Uma das vantagens de se utilizar a cofragem permanente se torna aparente quando despejar concreto no chão. Sem um formulário, o concreto vai infiltrar-se no solo, levando a excesso de resíduos de concreto. Moldes são usados para impedir que tais resíduos se acumulem; a cofragem temporária pode ser usada para criar o molde, mas se a cofragem permanente é usada em vez disso, duas vantagens distintas tornam-se aparentes.

Modelo de cofragem permanente em construção civil

Modelo de cofragem permanente em construção civil

Em primeiro lugar, menos escavação será envolvida se as formas são permanentes, desde que o espaço adicional dentro do orifício seja necessário para remover as formas temporárias uma vez que os conjuntos de betão. Em segundo lugar, deixando a cofragem no orifício, uma vez que o betão é definido, cria uma barreira adicional entre a umidade do solo e do betão, que pode ser danificado pela umidade de congelamento e descongelamento.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Na maioria dos casos, a cofragem permanente é usada em adição ao vergalhões, embora a utilização de uma forma permanente possa reduzir a quantidade de vergalhões de que é necessária uma estrutura.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil