Diferenças entre cofragem e moldagem

Diferenças entre cofragem e moldagemCofragem e moldagem são termos utilizados para descrever o processo de criação de um molde de betão, onde o material pode ser vertido e contido conforme ele endurece. Cofragem geralmente refere-se ao processo de utilização de madeira para formar o molde, enquanto moldagem é um termo mais amplo que é utilizado para designar o processo de formação utilizando uma grande variedade de materiais.

Cofragem e moldagem realizam a mesma tarefa essencial, mas os materiais utilizados para realizar essa tarefa podem variar. Às vezes não há diferenciação entre os dois termos, e em alguns casos, a cofragem pode ser considerada um tipo específico de moldagem.

Projetos de todos os tamanhos diferentes precisarão empregar técnicas de cofragem e de molde. Projetos de construção de grande escala são susceptíveis de utilizar uma variedade de tipos diferentes de cofragem, embora a cofragem é, talvez, a mais popular porque é fácil de usar e pode ser construída de tal modo que uma quantidade significativa de betão seja vertida de uma só vez.

Tipo de moldagem

Tipo de moldagem

O uso de contraplacados para cofragem também é relativamente barato, especialmente quando a madeira pode ser reutilizada. Uma classe especial de madeira é necessária para a cofragem e moldagem; a madeira deve ser resistente à água, pois muitos projetos são realizados ao ar livre.

Ambos os processos de moldar se apóiam por escoramento. Este termo refere-se a pólos, estabilizantes, ou outras unidades que mantêm a cofragem no lugar como o concreto seca. Alguns suportes da cofragem temporários podem ser retirados, mas parte dela é permanente, caso em que o escoramento será removido uma vez que os conjuntos de concreto e da cofragem vão permanecer no local de forma permanente.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Um exemplo de moldagem que não usa necessariamente a cofragem é a construção de uma calçada de concreto. Em vez de usar madeira para criar o molde, vigas metálicas podem ser usadas. Este feixe de metal pesado contará com uma face plana contra a qual o concreto pode ser derramado para fazer uma borda limpa. Linguetas e as ranhuras de ligação serão apresentadas em ambas as extremidades; assim, mais do que uma forma de metal pode ser ligada em conjunto. Isso cria uma forma mais longa para projetos maiores.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password