Tipo de cofragem de madeira

Tipo de cofragem de madeiraPara que se possa despejar o concreto numa obra de construção civil, é necessário, primeiramente, formar um molde para que o concreto mantenha sua forma enquanto seca. A cofragem de madeira é muito utilizada para criar esse molde, utilizando ripas de madeira ou placas, além de dispositivos elétricos permanentes ou temporários que serão puxados para longe uma vez o concreto se formar. Na maioria dos casos, a cofragem de madeira é temporária, e é mantida no lugar correto usando chaves conhecidas como cimbres. Contraplacado é um dos tipos mais usados de madeira para cofragem, pois é um material geralmente barato e alguns tipos de madeira são resistentes a danos causados pela água.

Um trabalhador no setor de construção vai criar a cofragem de madeira antes de o concreto ser misturado e despejado. Pode levar algum tempo para criar a cofragem, para esta etapa do processo é normalmente feito com bastante antecedência – às vezes até mesmo vários dias antes da concretagem. Plantas ou planos serão necessários para determinar onde a cofragem de madeira deve ser colocada, e hastes de escoramento devem ser posicionadas para manter a madeira compensada ou outro tipo de madeira no lugar. O contraplacado utilizado para esta tarefa é geralmente de baixo custo, embora deva ser resistente à água, uma vez que o material será exposto aos elementos e à umidade do betão. Por vezes, a madeira compensada pode ser reutilizada por mais de um trabalho de concreto.

Madeira utilizada em cofragem

Madeira utilizada em cofragem

Uma vez que a cofragem de madeira está no lugar, o betão pode ser vertido dentro dele. A cofragem permanecerá no lugar até que o betão esteja formado, o que pode demorar vários dias ou mesmo uma semana ou mais, dependendo das condições do tempo. Durante este período, o betão é normalmente coberto com lonas para evitar que o excesso de umidade se acumule. Depois de vários dias se passaram, a cofragem de madeira pode ser puxada para fora do concreto. Esta tarefa é relativamente fácil, embora, em alguns casos, a madeira possa furar o concreto, necessitando de mais reforço.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
A cofragem de madeira é usada no lugar da cofragem metálica, porque é menos cara, mais leve, mais fácil de mover e geralmente é mais fácil de armazenar. A desvantagem da madeira é a sua tendência de se deformar ou dobrar. O concreto vai acabar tomando a forma da madeira, por isso, se houver deformações, o concreto não fica totalmente liso. Isso pode ser um problema significativo para alguns tipos de processos de construção.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password