Como ocorre a mineração subterrânea

Como ocorre a mineração subterrâneaA mineração subterrânea é uma técnica utilizada para acessar os minérios e minerais mais valiosos que esteja, localizados a vários metros de profundidade abaixo da superfície da terra, de modo que, para isso, são usadas diversas técnicas e máquinas diferentes. Este método de mineração contrasta com a técnica de mineração a céu aberto, na qual as camadas superficiais do solo são retiradas, facilitando o acesso aos minérios.

As empresas optam por usar a mineração subterrânea quando os depósitos de minério estão situados a uma profundidade tão extensa que a mineração de superfície não será capaz de atingir as reservas de minérios. Para que seja um processo seguro e eficaz, a mineração subterrânea exige um elaborado planejamento logístico, mesmo com o emprego dos métodos mais modernos de mineração subterrânea mecanizada. A mineração é iniciada com o trabalho de máquinas e equipamentos pesados, e somente depois que a terra já foi bastante escavada e está totalmente escorada, é que os trabalhadores entram em ação com a escavação manual e a coleta dos minérios.

O primeiro passo para a mineração subterrânea é o desenvolvimento da mineração, no qual alguns eixos são cavados no local para tornar mais fácil o acesso aos minérios. Durante esta fase, além dos eixos, outras instalações são feitas, como a parte elétrica, juntamente com elevadores e escoramentos para suportar as paredes rochosas da mina. Uma vez que a mina é desenvolvida, a produção de mineração ativa pode começar, com o minério a ser extraído manualmente ou por máquinas, ou, ainda, por ambos.

Mineração subterrâneaNa mineração de eixo, um eixo é escavado abaixo da superfície da terra com a finalidade de que os depósitos de minérios sejam acessados. Os trabalhadores podem entrar e sair da mina através de elevadores instalados dentro do poço, e mais alguns eixos adicionais podem ser escavados de forma a criar saídas de emergência e atender as necessidades de ventilação. Na mineração de inclinação, um eixo de inclinação é escavado de modo que o acesso das pessoas à mina seja feito pela descida de um declive. Um equipamento motorizado é usado geralmente para que os operários consigam entrar e sair da mina rapidamente.

Uma questão muito importante na mineração subterrânea é a ventilação, pois a entrada de ar é algo essencial e que garante a remoção de poeira, dos subprodutos da combustão e partículas derivadas de explosões, juntamente com os gases que podem ficar retidos nos bolsos nas camadas mais internas da terra. As empresas de mineração devem seguir algumas normas de segurança adequadas para evitar acidentes de trabalho e outras intercorrências muito comuns de acontecerem durante os trabalhos de exploração nas minas. Além da adoção de sistemas de segurança modernos e precisos, incluindo alarmes para os trabalhadores, as empresas de mineração devem se preocupar também com a instalação de iluminação de emergência e o fornecimento de equipamentos de segurança e treinamento aos seus operários.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password