Porosidade de materiaisA porosidade é um termo usado para descrever uma propriedade física importante da maior parte dos materiais. O índice de porosidade de um material é determinado pela medição da quantidade de espaço vazio no interior, e determinado qual percentagem do volume total do material é constituído por um espaço vazio. A porosidade pode variar consideravelmente, dependendo se a porosidade do material está elevada ou baixa , o que irá impactar na maneira em que o material se comporta.

A propriedade de porosidade é, na verdade, um pouco mais complexo do que a simples percentagem de espaço vazio no interior de um material. Outra consideração importante é a forma e o tamanho dos espaços vazios no material.

Outra questão é o nível de interligação entre os espaços vazios. Se todos os espaços são discretos e isolados uns dos outros, um material não se comporta da mesma maneira que um material com a mesma percentagem de espaços vazios interligados. Quando os pesquisadores estudam a taxa de fluxo através dos materiais, esta propriedade torna-se especialmente importante. Obviamente, se os espaços são conectados, o fluxo vai ser maior, porque os líquidos podem se mover livremente.

Grau de porosidade

Grau de porosidade

Esta propriedade pode ser medida em uma vasta gama de materiais, incluindo madeira, pedra, papel, cimento e cerâmica. Há inúmeras maneiras de medir a porosidade, incluindo o processo de imersão de materiais para verificar a quantidade de água que absorvem. No caso da pedra, é essencial saber se a porosidade é primária ou secundária. A porosidade primária é o resultado de processos que se verificaram durante a deposição, enquanto que a porosidade secundária ocorre devido a processos que acontecem depois que a rocha é formada. Por exemplo, os depósitos de um mineral mais solúvel dentro de um mineral duro podem ser gradualmente dissolvidos ao longo do tempo, fazendo com que a rocha seja mais porosa.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
A porosidade desempenha um papel importante numa grande variedade de processos. Membranas porosas são rotineiramente utilizadas para filtragem de todos os tipos de materiais, com a eficácia do filtro a ser limitado pelo tamanho dos poros, bem como depósitos porosos de rocha são geralmente explorados para acessar depósitos de petróleo que podem ser incorporados na rocha.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica