Alinhamento de eixos

Alinhamento de eixosUm eixo é uma peça cilíndrica de aço, que transfere força de rotação de um motor a outros componentes no interior de uma peça de uma máquina ou equipamento. A fim de que esta transferência de força alcance o nível máximo de eficiência, o eixo que se estende a partir do motor tem de ser corretamente alinhado. Cada fabricante de equipamento fornece tolerâncias de eixo de alinhamento muito específicas que devem ser cumpridas para que a máquina funcione corretamente.

Operadores e pessoal de manutenção dentro de uma fábrica, muitas vezes, ajustam o alinhamento desses eixos como parte das rotinas de manutenção. O alinhamento do eixo impróprio coloca pressão desnecessária sobre os componentes do motor, o que pode encurtar a vida útil dos reparos de máquinas e aumentar o tempo de inatividade.

A fim de compreender como funciona o alinhamento do eixo, é útil identificar os dois tipos básicos de alinhamento. Num alinhamento angular, os técnicos garantem que os dois veios partilhem a mesma inclinação, e que não é inclinada de maneira diferente do que a outra. Num alinhamento de deslocamento, os técnicos determinam se os dois eixos se assentam no mesmo plano. Quando os eixos apresentam um desalinhamento, eles compartilham a mesma inclinação e permanecem paralelos, mas não alinham ponta a ponta. Algumas máquinas apresentam mesmo uma combinação de ambos estes problemas, levando a problemas graves com o desempenho e eficiência.

Cada um dos dois tipos de problemas de alinhamento do eixo pode ocorrer em qualquer um plano horizontal ou vertical. Por exemplo, um eixo pode assentar-se em paralelo com o outro, no entanto, um pouco acima dela, o que demonstra um desalinhamento deslocamento vertical. Se os dois eixos são paralelos uns aos outros e ao solo, mas não se alinham ponta a ponta, isto é conhecido como um desalinhamento horizontal.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Problemas com o alinhamento do eixo nem sempre causam mau funcionamento de uma máquina. Em vez disso, este desalinhamento conduz a excesso de ruído e vibrações. Ele também pode levar ao calor e vibração no interior do motor, o que conduzirá eventualmente ao fracasso. A vibração também pode causar uniões e outras ligações a falhar, deixando a máquina inoperável até que estas ligações podem ser substituídas.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password