Rio Tinto considera suspensão na maior mina de cobre na Mongólia

Rio Tinto considera suspensão na maior mina de cobre na MongóliaO Grupo Rio Tinto (PRI), segunda maior mineradora mundial, está considerando a suspensão temporária dos trabalhos de construção em seu projeto de extração de cobre em Tolgoi Oyu e extração de ouro na Mongólia, chegando a 6,2 bilhões de dólares, pois o governo exige a maior parte do lucro da mina, de acordo com duas fontes que se disseram familiarizadas com os planos.

A empresa com sede em Londres está discutindo a suspensão para protestar contra as demandas do país centro-asiático em prol de uma participação maior no projeto e por causa das taxas de royalties de mineração novas, disseram as fontes, que pediram para não serem identificadas porque não estão autorizadas a comentar publicamente. A suspensão dos trabalhos de mineração e processamento ainda não é certa e está entre as opções que os gestores estão discutindo, em Londres, de acordo com uma das fontes.

“Continuamos a trabalhar em conjunto com todas as partes interessadas, incluindo o governo da Mongólia para trazer os benefícios de Oyu Tolgoi para todas as partes”, disse Bruce Tobin, um porta-voz da Rio Tinto, em Melbourne. Ele se recusou a comentar sobre se a empresa está considerando uma suspensão temporária.

Mina na Mongólia

Mina na Mongólia

A disputa ocorre depois de o primeiro-ministro do governo mongol, Norovyn Altankhuyag, tentar manter o apoio para o investimento estrangeiro em meio ao crescente nacionalismo e à disparidade de riqueza. Em outubro, a Rio rejeitou uma segunda oferta pela mina de Mongólia para renegociar um acordo de investimento de 2009 para o desenvolvimento de Oyu Tolgoi, que atualmente é o maior projeto do mundo de cobre em construção.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Em plena capacidade, a mina será responsável por quase um terço da produção econômica da Mongólia. Está na agenda para começar a produção comercial no primeiro semestre, disse Tobin. O primeiro minério foi extraído e o concentrador, que processa a matéria-prima no local, foi ligado, disse ele.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password