Rio Tinto considera suspensão na maior mina de cobre na MongóliaO Grupo Rio Tinto (PRI), segunda maior mineradora mundial, está considerando a suspensão temporária dos trabalhos de construção em seu projeto de extração de cobre em Tolgoi Oyu e extração de ouro na Mongólia, chegando a 6,2 bilhões de dólares, pois o governo exige a maior parte do lucro da mina, de acordo com duas fontes que se disseram familiarizadas com os planos.

A empresa com sede em Londres está discutindo a suspensão para protestar contra as demandas do país centro-asiático em prol de uma participação maior no projeto e por causa das taxas de royalties de mineração novas, disseram as fontes, que pediram para não serem identificadas porque não estão autorizadas a comentar publicamente. A suspensão dos trabalhos de mineração e processamento ainda não é certa e está entre as opções que os gestores estão discutindo, em Londres, de acordo com uma das fontes.

"Continuamos a trabalhar em conjunto com todas as partes interessadas, incluindo o governo da Mongólia para trazer os benefícios de Oyu Tolgoi para todas as partes", disse Bruce Tobin, um porta-voz da Rio Tinto, em Melbourne. Ele se recusou a comentar sobre se a empresa está considerando uma suspensão temporária.

Mina na Mongólia

Mina na Mongólia

A disputa ocorre depois de o primeiro-ministro do governo mongol, Norovyn Altankhuyag, tentar manter o apoio para o investimento estrangeiro em meio ao crescente nacionalismo e à disparidade de riqueza. Em outubro, a Rio rejeitou uma segunda oferta pela mina de Mongólia para renegociar um acordo de investimento de 2009 para o desenvolvimento de Oyu Tolgoi, que atualmente é o maior projeto do mundo de cobre em construção.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Em plena capacidade, a mina será responsável por quase um terço da produção econômica da Mongólia. Está na agenda para começar a produção comercial no primeiro semestre, disse Tobin. O primeiro minério foi extraído e o concentrador, que processa a matéria-prima no local, foi ligado, disse ele.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Mineração
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Mineração