O que são chanfrosPara se trabalhar com madeira e metais no setor de metalurgia, várias indústrias utilizam um corte de 90 graus para remover as bordas no material. Estes pequenos cortes, geralmente feitos a 45 graus, são chamados de chanfros. Outro termo muito utilizado é bisel. Existem vários usos para um chanfro, assim como vários métodos para alcançá-lo.

Para trabalhar madeira, uma plaina manual pode fazer o corte de 45 graus, no entanto, é provavelmente o método mais difícil. Ao deslizar a plaina ao longo da borda, a lâmina raspa uma pequena quantidade de madeira a cada passagem. A dificuldade consiste em manter a plaina num nível constante em todo o comprimento do corte, o que, geralmente, não é recomendado para trechos longos.

É possível conseguir um chanfro com uma serra de mesa. A lâmina de serra pode ser definida em um ângulo e ajustada para a profundidade e largura de corte, usando a guia de corte. Este método, por vezes, permite cortes mais consistentes do que os conseguidos com a plaina manual.

Ponteira de fresa de chanfro

Ponteira de fresa de chanfro

Algumas ferramentas são projetadas especificamente para este tipo de corte. Fresas de chanfro podem criar esses cortes sem trabalho e sem muita preparação. Um roteador instalado em uma tabela especial com uma cerca traz os resultados mais desejáveis e mais limpos. O roteador é montado de cabeça para baixo sob a mesa com a fresa saliente através de um buraco no topo da tabela. O material, então, é executado em paralelo ao longo da cerca sobre a fresa para fazer o corte.

Ferramentas de chanfrar também são utilizadas na moagem. Para cortes verticais, como furar um buraco chanfrado, ponteiras especiais chanfro são usados. Madeira, metal, plástico e são alguns dos materiais que podem ser perfurados desta forma. A ponteira é montada e utilizada de forma semelhante a uma broca tradicional, mas cria um bordo chanfrado, na parte superior do furo.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Outra variação deste tipo de corte é um chanfro que remove a borda de 90 graus do material, assim como o chanfro tradicional, no entanto, as extremidades da ponta de corte, antes da peça de material em uma curva suave para cima. A madeira pode usar esse tipo de corte para peças de decoração de mobiliário artesanal.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica