Usos de uma plaina roteadoraO termo “plaina roteadora” pode ser utilizado para descrever um dos dois tipos de ferramentas elétricas para trabalhar madeira. Ambos são usados para aplainar a superfície do material de madeira. A primeira dessas ferramentas é a combinação de plaina roteadora, que normalmente vem como um conjunto composto por um motor de acionamento intercambiável com vários anexos, incluindo uma base de roteador e uma plaina manual. O segundo tipo consiste de um roteador de corte vertical convencional montado sobre um conjunto de lâminas que permitem que o roteador seja operado em uma linha reta através de uma placa.

Considerada uma ferramenta ideal para trabalhos com madeira, uma plaina de rotear é usada para raspar ou afinar camadas de madeira a fim de alcançar a espessura ideal e produzir superfícies planas e quadradas. Semelhante em termos de funcionamento às plainas manuais tradicionais, a plaina roteadora move-se em toda a superfície da madeira, mantendo assim a sua lâmina a uma altura constante para remover uma quantidade controlada de material. Estas variantes são normalmente plainas razoavelmente estreitas, ao contrário de uma desengrossadeira, a qual pode processar as placas de largura numa única passagem.

Existem dois tipos de plainas roteadoras, a primeira das quais é uma ferramenta de combinação que usa um motor único, permutável para conduzir vários anexos. Este conjunto inclui, tipicamente, uma base de roteador e um anexo de plaina, entre outros. Esta configuração permite tanto o alisamento convencional quanto operações a serem realizadas simplesmente mudando-se os acessórios anexos. Embora não seja estritamente uma ferramenta única, como tal, estas combinações são geralmente classificadas como plainas roteadoras.

Modelo de plaina roteadora

Modelo de plaina roteadora

O segundo tipo de plaina é um pouco mais complexo e consiste de um conjunto de hastes de guia, com uma base de deslizamento ou de trenó, como é normalmente conhecido. Montado sobre o trenó, um roteador vertical convencional é equipado. Este arranjo é colocado sobre a peça de trabalho de madeira, de tal maneira que o aparelho se movimenta em linha reta para baixo do seu comprimento.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Para usar este tipo de plaina roteadora, o roteador é acionado e colocado sobre a superfície. Uma vez que se inicia o corte, a máquina é movida ao longo do comprimento da placa para remover uma fina camada de madeira. Quando o corte está completo, o parafuso de regulação está ligado, e o trenó e as guias transferem-se para uma posição, que coloca a fresa adjacente e apenas o último corte de sobreposição. O trenó é então empurrado ao longo do comprimento da placa, novamente, para fazer o corte seguinte. Esta sequência é repetida até que a superfície da placa inteira seja processada. A profundidade à qual o router corta é ajustável, permitindo assim um controle muito fino da quantidade de material removido a cada passagem. Este tipo de plaina é geralmente mais adequada para cortar as faces planas de placas em vez de trabalhar borda.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos