Chave de impactoUma chave de impacto é ferramenta usada para apertar ou desapertar um parafuso de pressão utilizando um martelo, o qual é convertido num movimento de torção no interior da ferramenta. Pode ser operada manualmente ou pode ser operada por energia elétrica ou ar comprimido. Um compressor de ar é também conhecido como uma chave pneumática.

Isso funciona da maneira sugerida por seu nome: através do princípio do impacto. A chave de impacto manualmente operada parece uma chave de fenda de normal, contudo, o operador pode tirar as ponteiras da chave de fenda ou soquetes. A ponteira ou tomada está apta para o parafuso ou cavilha, e, em seguida, o operador bate na outra extremidade com um martelo, mantendo a chave para baixo. O funcionamento interno da chave transforma o impacto para baixo em um movimento de giro, e o parafuso é gradualmente afrouxado. Este tipo de chave funciona muito bem, mas um pouco devagar, para quebrar parafusos soltos.

Uma chave de impacto elétrico ou movido a ar funciona da mesma maneira: quando o operador puxa o gatilho, o impacto de martelos minúsculos dentro da chave é transformado em um movimento de rotação. A diferença entre uma dessas ferramentas mecânicas e uma chave manualmente alimentada é que a ferramenta faz o trabalho para o utilizador, e muito rapidamente em comparação com a chave manual.

Chaves de impacto são muitas vezes mal utilizadas por aqueles que não conhecem suas aplicações especiais. Em primeiro lugar, é muito importante para o usuário ter cuidado ao apertar uma porca ou um parafuso. A quebra da chave pode ocorrer muito facilmente quando ocorre o excesso de torque. Para evitar tais problemas, o usuário deve sempre ter a certeza de apertar cada porca ou parafuso antes de usar a chave de impacto; caso o usuário tente girar a porca ou parafuso com a chave, não vai ser possível sentir se o fios são cruzados. Se a chave não for contralada binariamente - o que significa que vai parar quando a porca ou parafuso for apertado para um certo binário - o operador terá que ir devagar, e verificar periodicamente o valor de torque da porca ou parafuso para ter certeza de que não ajustou o dispositivo em demasia.

Modelo de chave de impacto elétrica

Modelo de chave de impacto elétrica

Uma chave de impacto também requer alguns acessórios especiais. Um modelo movido a ar escoa de um compressor de ar com o tanque, o compressor de ar deve ter pelo menos um 10 galão (45,4 litros) do tanque e capaz de gerar, pelo menos, 3 hp. Além disso, este tipo de chave requer tomadas especiais que são concebidas para suportar o elevado binário aplicado pela ferramenta.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Embora o uso de uma chave de impacto requeira um certo grau de especialização, isto certamente facilita o trabalho ao reduzir o tempo necessário para a realização da tarefa. Esta ferramenta pode facilitar a troca de um furado; alguns fabricantes de ferramentas portáteis produzem chaves plugue no acendedor de cigarros de um carro e vêm com uma variedade de tomadas para se adaptar a qualquer tamanho de porca.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos