Como funciona uma chave ajustávelUma chave ajustável é uma chave que pode ser ajustada para diferentes configurações, geralmente em relação ao tamanho, para se encaixar numa variedade de porcas hexagonais. A chave inglesa é muitas vezes considerada uma das mais versáteis ferramentas. Enquanto chaves comuns podem ser usadas apenas em um determinado tamanho de porca, chaves inglesas pode se encaixar numa variedade muito maior de tamanhos.

Em alguns casos, uma chave inglesa é chamada de uma chave Crescent®. Note-se esta terminologia, embora comum em língua vernácula, refere-se a uma marca específica. Chaves Crescente® são assim chamadas porque a cabeça, quando aberta, aproximadamente tem a forma de uma lua crescente.

A chave ajustável funciona rodando um parafuso geralmente localizado na parte inferior da cabeça. Na maioria dos casos, este parafuso pode ser facilmente transformado em manual. No entanto, noutros casos, o acúmulo de graxa, sujeira e pó pode acontecer sobre o parafuso, o que torna mais difícil de transformar. Isto é remediado com uma limpeza e uma quantidade de lubrificante adicional. Na maioria dos casos, apenas uma porção, geralmente a mandíbula inferior, da chave ajustável vai realmente virar. A parte superior geralmente permanece estacionária.

Modelo de chave ajustável

Modelo de chave ajustável

Uma das desvantagens para a chave inglesa é o fato de ter o tamanho maior da cabeça, quando comparado com as chaves padrão, o que significa que pode ser mais difícil de caber em espaços apertados. Para ajudar a resolver esta situação, há tamanhos de chaves inglesas também. Estes ajudam com a capacidade de entrar e virar em espaços apertados.

Além das chaves inglesas padronizadas, outros tipos de chaves podem ser igualmente consideradas ajustáveis. A chave de tubos, por exemplo, funciona de forma muito semelhante a uma chave ajustável. Esta ferramenta tem uma rosca, a fim de fazer os ajustes, mas muitas vezes é a mandíbula superior que se move, em vez da mandíbula inferior.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Para aqueles que optam por não perder tempo apertando a chave ajustável para o tamanho necessário, é possível encontrar chaves que fazem isso automaticamente com o apertar de um botão. Este tipo de ferramenta é chamada de chave automática ajustável. Esta ferramenta irá ajudar aqueles que têm dificuldade em girar o parafuso para o tamanho exato necessário.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos