Usos do naftalenoO naftaleno, ou naftalina, é um produto químico utilizado para fazer inseticidas, lubrificantes, resinas, solventes muitos outros produtos de consumo comerciais. Este pó sólido branco é mais conhecido como naftalina, e às vezes é chamado de flocos para traças, nafta ou cânfora alcatrão. Encontra-se nas cinzas do material vegetal, assim como um elemento de traço em produtos de petróleo, tal como o petróleo bruto.

Poucas substâncias naturalmente contêm o naftaleno. Por exemplo, verifica-se nos combustíveis fósseis e nas cinzas do temporizador e do tabaco. Ele pode ser isolado para utilização na fabricação de produtos ao consumidor. O produto químico de odor forte é tradicionalmente usado em forma de flocos ou bolinhas, e envolto em cobertores de lã, casacos, blusas, mantendo as roupas longe de traças e outros insetos.

Embora naftaleno é produzido como um produto sólido, que é facilmente convertido em líquido e gás. Como um particulado em suspensão no gás, pode entrar em combustão, e por isso é utilizado em explosivos. O produto químico também se dissolve em líquidos alcoólicos, como a acetona. Muitas vezes, ele é usado no curtimento de couro, aplicações de inseticidas, lubrificantes, anti-séptico, corante, resina, solventes e plásticos.

Naftalina refinada

Naftalina refinada

Uma vez que este produto químico é envolvido em fases de tantos produtos, os trabalhadores e os consumidores podem ser expostos a ele e aos seus potenciais perigos. Os funcionários aprendem a tomar precauções que reduzem sua exposição ao líquido ou gás. O público em geral deve ter cuidado ao usar a naftalina em locais como armários e guarda-roupas, uma vez que causam sérios problemas de saúde quando utilizados de forma incorreta.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Por exemplo, a fumaça do naftaleno pode sobrecarregar uma criança que veste uma camiseta recentemente retirada de um baú cheio de naftalina. Inalar o produto químico pode levar a náuseas, vômitos, fadiga, dor de cabeça, febre, desmaios e confusão. A exposição de rotina pode causar uma condição chamada de anemia hemolítica, na qual os glóbulos vermelhos de uma pessoa ficam danificados. A exposição por ingestão ou por contato com a pele provoca reações mais extremas no fígado e bexiga, causando icterícia, tontura e, eventualmente, levando ao coma. A fumaça do cigarro contém a substância química, que pode causar câncer.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais