O que significa união dielétricaUma união dielétrica é um termo utilizado para descrever acessórios de metais diferentes que estão eletricamente isolados um do outro para evitar a corrosão galvânica. O termo é mais comumente usado para descrever uma família de acessórios para tubos de encanamento. A corrosão galvânica ocorre quando dois metais diferentes são expostos a uma solução ácida. Esta combinação forma, efetivamente, uma bateria e provoca um fluxo de corrente elétrica entre os dois metais. Para evitar a corrosão causada por este fluxo de corrente, a união dielétrica utiliza uma inserção isolante entre os dois metais para evitar a ocorrência de eletrólise.

Quando dois metais diferentes são colocados em contato uns com os outros numa solução ácida, a eletrólise ocorre, o que provoca um fluxo de íons entre os dois metais. Este fluxo de corrente elétrica faz com que moléculas de um dos metais sejam depositadas sobre o outro, de modo que isso resulta no que é conhecido como corrosão galvânica.

Peças isoladas eletricamente

Peças isoladas eletricamente

O metal que doa moléculas sofrerá de erosão lentamente, enquanto o que recebe o material ficará com uma uma camada de subproduto de corrosão. Fontes de água domésticas têm pH ligeiramente tendencioso, então, a corrosão galvânica provavelmente ocorre sempre que metais diferentes são usados em acessórios sanitários. Uma maneira de evitar que este processo destrutivo aconteça é isolando as duas partes do encaixe do outro.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
A união dielétrica alcança esse isolamento por uma inserção de plástico que se situa entre as duas partes do acessório. Acessórios bimetálicos consistem de peças de latão e aço para conectar tipos de tubos da mesma forma diferentes. Acessórios dielétricos sindicais destinados para uso com tubos de cobre, em geral, exigem a parte de bronze da união a ser soldada na tubulação de cobre. A manga de plástico deve ser removida a partir da montagem para evitar a fusão antes de isto ser feito uma vez e apenas substituído o latão ter arrefecido.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica