Válvula bico de patoA válvula bico de pato é um componente de canalizações utilizado para controlar o fluxo de água ou outros líquidos no interior de um tubo. Estas válvulas permitem que o líquido flua apenas em uma direção dentro do tubo, evitando o fluxo de líquido na direção oposta. Esta técnica de controle de fluxo ajuda a evitar que os materiais indesejados contaminem o abastecimento de água. Eles recebem o nome devido à sua aparência, que se assemelha ao bico fechado de um pato. A válvula em bico de pato pode também ser conhecida como válvula de retenção ou válvula de retorno, em algumas partes do mundo.

Cada válvula em bico de pato de borracha é semelhante a um bocal com uma extremidade flangeada. O bocal é constituído por duas abas que se encontram de modo a formar um ponto. A porção de flange da válvula se encaixa confortavelmente em torno das paredes do tubo, e um outro tubo é ligado sobre a extremidade da válvula. Conforme a água flui através do tubo, a pressão cria força para abrir ao bocal da válvula, permitindo que a água passe através. Devido à pressão insuficiente no sentido oposto, as abas não podem abrir para permitir que a água flua na direção oposta.

Os modelos mais comuns de válvulas em bico de pato são feitos de materiais elastoméricos, e são projetados para aplicações de uso geral. Revestimentos especiais ou outros materiais são usados para criar válvulas de grau alimentício, bem como as válvulas utilizadas em ambientes médicos. Em ambientes corrosivos, o modelo de válvula em questão pode consistir em materiais resistentes à corrosão destinados a suportar os efeitos de produtos químicos. Outras variedades são feitas para resistir a temperaturas extremas ou níveis elevados de pressão.

Modelo de válvula bico de pato

Modelo de válvula bico de pato

Uma das vantagens principais da válvula mencionada é o seu desenho relativamente simples e de fácil instalação. Estas válvulas contêm poucos componentes operacionais, e requerem pouca manutenção. Eles funcionam automaticamente com base na pressão de água, sem a necessidade de equipamento complexo ou de ativação manual. Eles são também de custo relativamente baixo em comparação com outros tipos de dispositivos de prevenção de refluxo. Em caso de danos ou alterações canalização, estas válvulas podem ser facilmente removidas e substituídas para manter o sistema operacional de forma eficaz.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Estas válvulas devem ser cuidadosamente dimensionadas para corresponder ao diâmetro de cada tubo, a fim de assegurar que irá funcionar como pretendido. Um tipo de válvula de bico de pato em metal ou plástico que é muito grande para o tubo não pode permitir o fluxo suficiente, enquanto que aqueles que são muito pequenos não são eficazes na prevenção da contaminação. Comparado com válvulas de metal, construção de uma válvula de borracha pode deixá-la mais vulnerável aos danos e à corrosão ao longo do tempo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos