Composição de plásticosComposição de plástico é um processo de adição de materiais em uma base de plástico fundido para produzir um material com qualidades desejadas. Aditivos e modificadores podem resultar em plástico com uma determinada cor, textura, resistência, entre outros fatores. Um fabricante pode incorporar um ou mais aditivos para o material de base no processo de composição de plástico.

Enquanto que o processo é diferente em cada instalação, de acordo com o produto a ser produzido, a composição de plástico envolve várias etapas básicas. Aditivos, sob a forma de grânulos, flocos ou pós são transportados para um recipiente de um material de plástico fundido de base. A mistura passa por uma série de fases de mistura e dispersão a fim de incorporar estes aditivos no material de base e obter um produto final homogêneo. O processamento pode incluir também medidas para reduzir a volatilidade química do material. Uma vez que todas as etapas de processamento estão completas, o material é arrefecido e extrudido em peletes, os quais são, então, embalados para distribuição ou venda.

Polietileno e polipropileno são os dois polímeros de base mais comuns utilizados no processo de manipulação de plástico. Modificadores podem ser adicionados a estes polímeros de base, sob a forma de pó ou de grânulos de pequenas dimensões. Por vezes, o material reciclado é adicionado sob a forma de fichas ou aparas produzidas no processo de reciclagem.

Materiais de enchimento podem ser classificados como inertes ou ativos. Um material de enchimento inerte aumenta o volume do material de baixo custo, sem a adição de quaisquer características benéficas. O seu objetivo principal é reduzir o custo do material. O enchimento ativo, por outro lado, é adicionado para melhorar as propriedades físicas do material. Se um agente de enchimento aumenta a resistência à tração do material de base, pode ser referido como um reforço.

Tipos de plásticos compostos

Tipos de plásticos compostos

Os fabricantes devem levar em conta uma série de fatores ao incorporar aditivos. Propriedades físicas tais como o tamanho e a forma das partículas do aditivo devem ser compatíveis com o material de base. Mesmo que isso melhore a performance, um aditivo caro pode conduzir o preço do produto final, se demasiado para o seu mercado alvo.

Modificadores utilizados na composição plástica servem a vários propósitos quando adicionados aos polímeros base. Podem reduzir o custo do material final substancialmente, proporcionando assim uma vantagem econômica no mercado. O uso de materiais reciclados como aditivos reduz o desperdício de consumo ou industriais em aterros, economizando em despesas de eliminação de resíduos.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Além disso, os aditivos podem melhorar a qualidade do produto final de diversas maneiras. Retardadores de chama e antioxidantes melhoram a segurança do material ou estendem sua vida útil. Os anti-ácidos podem ser adicionados a um material para reduzir o impacto que tem sobre o equipamento utilizado para o processamento. As fibras de vidro ou de carbono aumentam a força de um polímero de base, quando incorporadas nele.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica