A metodologia do MASP, ou segundo Werkema (1995) denominado como ciclo PDCA de Melhorias, consiste em uma sequência de procedimentos racionais, baseada em fatos e dados, que visam levantar a causa fundamental de um problema para combatê-lo e eliminá-lo. Dois autores reconhecidos, Kume e Juran, utilizam metodologias próprias, como pode ser visto na tabela abaixo.

Entendendo o funcionamento do MASP

Apresentaremos após o conhecimento do Ciclo PDCA, a metodologia de Histoshi Kume, ou QC STORY, com maior detalhamento, pois a utilização do fluxo de MASP está intrinsicamente relacionada ao PDCA.

Entendendo o funcionamento do MASP 2

Quando se começa a utilizar as ferramentas do MASP, apresentadas na postagem anterior, comete-se com frequência o erro de se procurar um problema que se ajusta a elas. O raciocínio deve ser o inverso, procurar as ferramentas que ajudam a resolver o problema em mãos, pois elas são úteis para situações específicas.

masp

Uma observação importante para o início de qualquer trabalho é a coleta de dados, pois as decisões que serão tomadas devem sempre estar baseadas em informações confiáveis.

Autor(es): Thiago Alan Dutra dos Santos
Consultor

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção