Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Desenvolvimento econômico sustentável

Um dos maiores problemas enfrentados pela promoção do desenvolvimento econômico sustentável é uma desconexão entre os objetivos dos ambientalistas e os objetivos das empresas.

Mais notícias relacionadas a meio ambiente:

Lubrificantes Fênix minimiza impacto com oxidação térmica
A preocupação com o meio ambiente está no DNA da empresa desde sua fundação.


Empresas de biotecnologia representam Brasil na Bio 2013
Maior convenção do setor acontece em abril nos EUA


Para que servem as cortinas de lodo
Também conhecidas como barreiras de lodo, são usadas para evitar que sedimentos de construção poluam ...


Desenvolvimento econômico sustentávelO termo desenvolvimento econômico sustentável refere-se ao saldo de crescimento econômico junto com as necessidades sociais e ambientais. Para que o crescimento econômico seja considerado sustentável, não se deve comprometer recursos ou fatores ambientais para o futuro.

Esse pensamento tornou-se um tópico de ampla discussão no século 21, mas muitos especialistas em economia e meio ambiente acreditam que ainda há um longo caminho a ser percorrido antes de o crescimento econômico deixar de comprometer a saúde social e ambiental.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Pode ser fácil pensar que a sociedade, a economia e o meio ambiente existem em seus próprios âmbitos de função e necessidade, mas os defensores do desenvolvimento econômico sustentável insistem que estes três pilares da existência humana são interdependentes.

Uma fábrica que despeja resíduos tóxicos no ar e na água, por exemplo, pode representar riscos para a saúde global e causar danos irreparáveis ​​ao meio ambiente. Da mesma forma, se as reservas ambientais de um determinado recurso totalmente desaparecerem, a indústria pode ser dizimada por falta de matéria-prima utilizável, privando o público de bens necessários.

Os princípios de desenvolvimento econômico sustentável na criação de um equilíbrio entre as necessidades focam nestas três preocupações; apenas quando o crescimento econômico pode ser obtido sem prejudicar indevidamente a sociedade ou o meio ambiente é que ele pode verdadeiramente ser considerado sustentável a longo prazo.

Um dos maiores problemas enfrentados pela promoção do desenvolvimento econômico sustentável é uma desconexão entre os objetivos dos ambientalistas e os objetivos de muitos grupos econômicos, como as empresas.

Em geral, o objetivo de um negócio é o lucro, tanto quanto possível, para garantir o seu futuro econômico e reter seus acionistas. Infelizmente, muitas tecnologias de energia alternativa, agricultura alternativa e gestão sustentável dos recursos ou ainda não foram testados ou não se mostraram rentáveis para as empresas.

Meio ambiente e economia devem andar juntos para o desenvolvimento da sociedade

Meio ambiente e economia devem andar juntos para o desenvolvimento da sociedade

Embora os ativistas em favor do desenvolvimento econômico sustentável apontem que, sem ar para respirar, água para beber e recursos a utilizar, a indústria não terá clientes, este argumento em si parece insuficiente para estimular a mudança.

Alguns economistas sugerem que a unidade para o crescimento sustentável só ocorrerá quando a tecnologia verde se torna mais barata do que os métodos tradicionais e quando os consumidores conduzirem o mercado para a sustentabilidade através da mudança social.

Outra questão importante para a falta de propagação do desenvolvimento econômico sustentável é a falta de normas ambientais em países em desenvolvimento. Muitos deles estão precisando desesperadamente de estímulo econômico e, portanto, estão dispostos a permitir grandes sacrifícios em termos de salário, trabalho e leis ambientais, a fim de trazer novas indústrias para seu território.

Se uma empresa com sede no Ocidente pode ter bens feitos por um preço significativamente menor, com menos regras e chance praticamente zero de violar normas ambientais, há pouco incentivo para a manufatura sustentável em um país desenvolvido.

Ainda assim, defensores do desenvolvimento sustentável argumentam que aqueles que não se adaptam às práticas ambientalmente corretas irão destruir seus próprios mercados, como uma fazenda de peixes que tenha vendido todos os seus peixes e não teria nenhum para o ano seguinte, basicamente destruindo a sua sobrevivência a longo prazo. Infelizmente, os efeitos causados ​​pelo crescimento não-sustentável não ocorrem em um vácuo, ou seja, os ecossistemas, espécies e até mesmo a sociedade humana como um todo podem ser danificados e ameaçados por essas práticas.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a meio ambiente:

ABNT lança norma sobre manufatura reversa de eletroeletrônicos

Nesta sexta-feira (19 de abril), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta em São Paulo a norma ABNT NBR 16156:2013 - Resíduos de equipamentos eletroeletr ...
Como funciona um sistema de esgotos

Um sistema de esgoto de águas residuais move o material isolado a partir de seu ponto de origem, de modo que possa ser eliminado ou tratado. Existem três principais ...
Prós e contras de sacolas reutilizáveis

Com tantos problemas ambientais que assolam o planeta, o ideal seria que todas as pessoas contribuíssem para evitar a poluição originada pelo acúmulo de lixo, especialmente por ...
Poluição causada por produtos plásticos

O plástico tornou-se um produto essencial para as pessoas ao redor do mundo. Desde a sua descoberta por Alexander Parkes em 1852, tem sido um dos produtos mais usados ...
O que é biorremediação

A biorremediação é um método, dentro do campo da biotecnologia, criado para impedir as crescentes ameaças provenientes de formas graves de poluição ambiental. Como o nome sugere ...
Ministro da Economia alemão ainda se opõe a licenças de emissão de carbono

Ministério da Economia da Alemanha continua em oposição a um plano da União Europeia para conter um excesso de oferta de licenças no maior mercado mundial ...
O que é poluição

A poluição causa danos a todos os ambientes terrestres como solo, água e ar. Isso resulta em contaminação do meio ambiente com materiais que interferem na saúde ...

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google