Desenvolvimento econômico sustentável

Desenvolvimento econômico sustentávelO termo desenvolvimento econômico sustentável refere-se ao saldo de crescimento econômico junto com as necessidades sociais e ambientais. Para que o crescimento econômico seja considerado sustentável, não se deve comprometer recursos ou fatores ambientais para o futuro.

Esse pensamento tornou-se um tópico de ampla discussão no século 21, mas muitos especialistas em economia e meio ambiente acreditam que ainda há um longo caminho a ser percorrido antes de o crescimento econômico deixar de comprometer a saúde social e ambiental.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Pode ser fácil pensar que a sociedade, a economia e o meio ambiente existem em seus próprios âmbitos de função e necessidade, mas os defensores do desenvolvimento econômico sustentável insistem que estes três pilares da existência humana são interdependentes.

Uma fábrica que despeja resíduos tóxicos no ar e na água, por exemplo, pode representar riscos para a saúde global e causar danos irreparáveis ​​ao meio ambiente. Da mesma forma, se as reservas ambientais de um determinado recurso totalmente desaparecerem, a indústria pode ser dizimada por falta de matéria-prima utilizável, privando o público de bens necessários.

Os princípios de desenvolvimento econômico sustentável na criação de um equilíbrio entre as necessidades focam nestas três preocupações; apenas quando o crescimento econômico pode ser obtido sem prejudicar indevidamente a sociedade ou o meio ambiente é que ele pode verdadeiramente ser considerado sustentável a longo prazo.

Um dos maiores problemas enfrentados pela promoção do desenvolvimento econômico sustentável é uma desconexão entre os objetivos dos ambientalistas e os objetivos de muitos grupos econômicos, como as empresas.

Em geral, o objetivo de um negócio é o lucro, tanto quanto possível, para garantir o seu futuro econômico e reter seus acionistas. Infelizmente, muitas tecnologias de energia alternativa, agricultura alternativa e gestão sustentável dos recursos ou ainda não foram testados ou não se mostraram rentáveis para as empresas.

Meio ambiente e economia devem andar juntos para o desenvolvimento da sociedade

Meio ambiente e economia devem andar juntos para o desenvolvimento da sociedade

Embora os ativistas em favor do desenvolvimento econômico sustentável apontem que, sem ar para respirar, água para beber e recursos a utilizar, a indústria não terá clientes, este argumento em si parece insuficiente para estimular a mudança.

Alguns economistas sugerem que a unidade para o crescimento sustentável só ocorrerá quando a tecnologia verde se torna mais barata do que os métodos tradicionais e quando os consumidores conduzirem o mercado para a sustentabilidade através da mudança social.

Outra questão importante para a falta de propagação do desenvolvimento econômico sustentável é a falta de normas ambientais em países em desenvolvimento. Muitos deles estão precisando desesperadamente de estímulo econômico e, portanto, estão dispostos a permitir grandes sacrifícios em termos de salário, trabalho e leis ambientais, a fim de trazer novas indústrias para seu território.

Se uma empresa com sede no Ocidente pode ter bens feitos por um preço significativamente menor, com menos regras e chance praticamente zero de violar normas ambientais, há pouco incentivo para a manufatura sustentável em um país desenvolvido.

Ainda assim, defensores do desenvolvimento sustentável argumentam que aqueles que não se adaptam às práticas ambientalmente corretas irão destruir seus próprios mercados, como uma fazenda de peixes que tenha vendido todos os seus peixes e não teria nenhum para o ano seguinte, basicamente destruindo a sua sobrevivência a longo prazo. Infelizmente, os efeitos causados ​​pelo crescimento não-sustentável não ocorrem em um vácuo, ou seja, os ecossistemas, espécies e até mesmo a sociedade humana como um todo podem ser danificados e ameaçados por essas práticas.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password