Usos do nitrato de prata

O nitrato de prata é um composto químico solúvel, sendo também conhecido como soda cáustica lunar, que tem múltiplos usos científicos e práticos em várias indústrias. Embora a maioria das pessoas reconheça o nome e seu uso em hospitais, o nitrato de prata é um suprimento químico usado também para soluções de limpeza e para identificar a presença de determinados produtos químicos.

Quando usado em forma de gota do líquido, o nitrato de prata pode ser aproveitado para identificar certos compostos, tais como iodo, cloreto e brometo. Esses materiais são tratados com uma solução especial para separar ou desativar outros íons que estão presentes, por isso, gotas do composto são adicionadas. Se um composto específico está presente, o material vai mudar suas cores. Por exemplo, o branco indica a presença de cloreto, a cor creme indica a presença de brometo, e o amarelo indica o iodo.

Na área de medicina, as versões sólidas do composto foram utilizadas para remover os tecidos ao redor de aberturas cirúrgicas no corpo. Podólogos também utilizam o nitrato de prata com a finalidade de matar as bactérias e outras células prejudiciais dentro do leito ungueal. Às vezes, o suprimento também é empregado no revestimento de cateteres e outros equipamentos médicos para prevenir infecções.

nitrato de prataOutro uso para o nitrato de prata é na purificação de água. Suas propriedades antibacterianas levaram ao seu aproveitamento para purificar e descontaminar água em ônibus espaciais, bem como em unidades de filtração em casas. Também tem sido usado para desinfetar e limpar verduras, granjas, e em produtos de limpeza doméstica, tais como sabão em pó. Quando usado para esses fins, é importante que a substância permaneça fortemente diluída e utilizada somente como o recomendado.

Em algumas áreas, o nitrato de prata tem sido utilizado como uma alternativa aos antibióticos. Isso não é recomendado pelo órgão americano Food and Drug Administration (FDA), já que o uso deste composto incorretamente pode ser prejudicial. Embora geralmente não seja perigoso quando muito diluído e utilizado corretamente, o nitrato de prata pode ser extremamente corrosivo e tóxico quando consumido ou utilizado em níveis suficientemente altos. Queimaduras também podem acontecer se for manuseado sem cuidado.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password