Definição de valor contábilTambém conhecido como valor escrito, o valor contábil tem a ver com o valor atual do ativo imobilizado que aparece nos registros financeiros de uma empresa. A quantidade real de valor escrito é ajustada a partir do custo original do item para refletir com mais precisão o valor de um ou mais ativos no atual cenário de mercado. Como resultado, não é incomum para as empresas ajustar o valor escrito de alguns ativos pelo menos de ano em ano.

Dois dos principais fatores que entram no cálculo do valor contábil são depreciação e amortização.

O processo sempre começa com o valor original ou inicial do ativo em questão. Esse número, então, ser ajustado com base no valor da depreciação que atualmente é permitido sob a estrutura tributária existente. Em muitos casos, isso significa que há um percentual de depreciação que pode ocorrer dentro de um determinado ano civil, com base no uso normal do bem.

Amortização do ativo ajuda ainda mais a encontrar o valor líquido apurado do ativo de acordo com as condições econômicas atuais, resultando em uma imagem realista do valor real atualizado do ativo.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

As empresas podem utilizar o conceito de valor contábil para qualquer tipo de ativo fixo. Produção de máquinas é um excelente exemplo de ativos que são elegíveis para este processo. Ao longo do tempo, a máquina irá tornar-se menos importante, devido ao lançamento de versões melhoradas e do uso continuado do equipamento no processo de produção.

A manutenção correta do valor contábil calculado para máquinas e equipamentos ajuda a tornar muito mais precisa a tarefa de apurar o ativo circulante da empresa. Isso é especialmente útil quando os documentos fiscais trimestrais e anuais são elaborados, uma vez que os incentivos fiscais podem ser muito úteis para o negócio.

Máquinas industriais de uma empresa precisam ser sempre avaliadas por seu valor contábil

Máquinas industriais de uma empresa precisam ser sempre avaliadas por seu valor contábil

Conhecendo o atual valor contábil líquido também virá a calhar quando uma empresa se candidata a um empréstimo. Os credores vão querer saber o valor dos ativos tangíveis no mercado atual, e não o que a empresa pagou pelo ativo três ou quatro anos antes. A partir desta perspectiva, o valor escrito pode ajudar a garantir ao credor que o requerente dispõe de recursos suficientes para serem solicitados se necessário para liquidar o saldo devedor do empréstimo.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia