O que é um coletor de pó

O que é um coletor de póUm coletor de pó pode ser uma parte muito importante dentro de uma área industrial ou na qual existe operação de máquinas. Em termos de limpeza e segurança, esse pode ser um dos equipamentos mais importantes para se ter em uma indústria.

Ao usar maquinário pesado, você necessariamente cria pó. Essa poeira geralmente contém partículas que são prejudiciais para o operador e às outras pessoas ao redor. Por isso, investir em um coletor é fundamental para proteger o trabalhador.

O tamanho do coletor de pó depende da sua utilização – quanto mais poeira a máquina emite, maior o aparelho coletor. Geralmente, eles têm o tamanho de uma mesa ou de um forno.

O dispositivo remove a poeira criada pela máquina a partir da proximidade imediata e daqueles que a operam, seja por ventilação em outro lugar ou por recolhimento para posterior descarte.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

O coletor de poeira funciona usando um motor como uma espécie de dispositivo de sucção, aspirando o ar expelido para um tubo ligado ao motor, o saco de recolhimento. O tamanho do motor, do tubo e do saco de armazenamento variam de acordo com as necessidades de quem utiliza o aparelho. Alguns modelos podem ser personalizados conforme o uso.

A maioria dos coletores de pó são projetados para serem conectados diretamente à máquina, para garantir a adequada remoção de poeira.

Modelo de coletor de poeira industrial

Modelo de coletor de poeira industrial

Muitos são projetados para serem portáteis, com rodas na parte inferior, para que possam ser deslocados de uma máquina para outra. Outros são projetados para serem ligados a várias máquinas, para maximizar os esforços de coleta de poeira. Na maioria dos modelos, a bolsa coletora é fechada em algum tipo de armário. Alguns, no entanto, têm sacos de livre flutuação.

Um coletor de pó pode ser adquirido comercialmente ou fabricado individualmente. Muitas pessoas até mesmo constroem em casa seus próprios coletores a partir de materiais comuns disponíveis.

Duas coisas importantes para fazer seu próprio coletor é ter uma bolsa grande o suficiente para pegar toda a poeira sendo eliminada para fora da máquina e trocar o saco regularmente. Isso vale para o coletor de pó industrial também. Muitas pessoas não percebem quanta poeira sai das máquinas e quanto espaço ela ocupa em um saco coletor.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password